Candido Otto da Luz, da Rádio Univerdidade de Santa Maria, comandou, na tarde dessa quarta-feira, o workshop sobre jornalismo esportivo junto com o radialista Luis Alberto Vargas.
Essa foi a primeira vez que o jornalista e escritor ministrou um workshop. “Até fiquei um pouco nervoso”, disse Candido. Ele já havia dado palestras, mas essa foi uma nova experiência.
O tema foi amplo: “Radiojornalismo Esportivo”, por isso o jornalista resolveu falar do que mais entende: plantão esportivo no rádio.
Candido formou-se em 1979, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e já trabalhou nas rádios Imembuí, Medianeira e Santamariense. No worshop, contou alguns episódios de sua carreira, relatou suas experiências e mostrou narrações de importantes nomes que fizeram história. No final, nada de monotonia: os participantes do workshop tiveram de fazer um roteiro de uma pré-jornada. Seria o guia para um programa que vai ao ar antes da partida de futebol. Só que, nesse caso, não era qualquer jogo. O jornalista simulou a final da Copa do Mundo de 2006 entre Brasil e Argentina. A turma foi dividida em duas equipes esportivas de uma redação para produzir e gravar o programa que teve como narrador o radialista Vargas. Depois da gravação, Candido analisou a participação de todos. O workshop durou quase quatro horas.
A atividade prática e os relatos de um profissional experiente sobre o trabalho de repórteres, narradores, comentaristas e do plantão na produção de jornadas esportivas agradou aos jornalistas aprendizes: “Me acrescentou muito. Deu ênfase no futebol que é o esporte que mais gosto e mais entendo.”, garantiu a estudante do 2º semestre de jornalismo Bianca Zasso, 19 anos.