Começa hoje, 16, a exposição Fotografia Viva que apresenta trabalhos produzidos pelos acadêmicos da UFN através do Laboratório de Fotografia (Labfem), no hall do prédio 15 da Universidade Franciscana. A exibição conta com fotografias dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto e Design de Moda.
O Dia Mundial da Fotografia é comemorado há 183 anos em 19 de agosto, data que homenageia a criação do daguerreótipo, antecessor das câmeras fotográficas, sendo o dia em que a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção.
A professora de fotografia e coordenadora do Labfem, Laura Fabrício, atua na instituição dede 2003 e conta que ideia surgiu em um Fórum dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Inicialmente, ocorreriam duas exposições por ano em datas distintas, porém, após o fórum começar a ser realizado de dois em dois anos a exposição ganhou sua independência e passou a ocorrer somente em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, anualmente em agosto.
Laura explica que: ” As imagens apresentadas são originais dos olhos sensíveis e curiosos dos alunos. Elas representam potencial criativo, artístico, técnico e estético, conferido ao universo da imagem estática”. Para ela, a oportunidade de culturalizar as pessoas no consumo da imagem e valorizar o trabalho do aluno são as ideias principais do projeto. A professora completa: “Ninguém vive sem a fotografia, seja por linguagem ou necessidade profissional. Fazer a exposição é brindar a existência da fotografia e a importância de seus significados”.