Na noite da última segunda-feira, 18, ocorreu na sede da Conmebol o sorteio da Copa Libertadores de 2024. O Grêmio estará no grupo C do torneio junto de Estudiantes-ARG, The Strongest-BOL e Huachipato-CHI. Depois de três edições ausentes, o tricolor retorna à fase de grupos da competição continental. A última vez foi em 2020, onde esteve junto de Universidad Católica-CHI, América de Cali-COL e Internacional.
O time de Renato Portaluppi estreará na semana dos dias 2, 3 ou 4 de abril, diante do The Strongest, da Bolívia. Caso confirme o favoritismo sobre o Caxias na terça-feira, na Arena do Grêmio, a primeira rodada ocorrerá em meio às finais do campeonato estadual, contra Juventude ou Internacional.
O técnico gremista destacou a dificuldade da altitude na estreia: “Libertadores não tem jogo fácil. Vamos organizar bem a nossa logística porque esse primeiro jogo lá na altitude não é uma coisa simples. Bem pelo contrário. Mas isso é uma situação para pensarmos ali na frente”.
Ainda no Paraguai, e após realização do sorteio, o presidente Alberto Guerra foi perguntado pelas condições físicas dos jogadores lesionados Felipe Carballo e Reinaldo. Em relação ao meio-campista, o mandatário tricolor frisou que não consegue dizer ao certo qual é seu prognóstico. Já quanto ao lateral esquerdo, o presidente comentou que “seu caso não é de cirurgia”, mas que “precisa de uma recuperação mais longa para que possa voltar sem uma reincidência da lesão”.
Felipe Carballo ainda não estreou este ano por conta de uma cirurgia realizada no púbis, no final de 2023, em decorrência de uma lesão. Já Reinaldo sofreu lesão em dois ligamentos do joelho: um estiramento do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral.
O Grêmio volta a campo na terça-feira, dia 26, em partida de volta das semifinais do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias, na Arena do Grêmio. No jogo de ida, o time de Renato venceu o Grená pelo placar de 2 x 1, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Através de um empate, o tricolor estará na decisão do estadual contra Juventude ou Internacional.