De passagem por Santa Maria, onde participou da Jornada Interdisciplinar em Saúde da Unifra, Moacyr Scliar, conversou com a Agência Central Sul de Notícias sobre o tema de sua palestra no evento.
ACS: Como os profissionais da área da Saúde podem contribuir com os avanços na saúde coletiva?
Scliar: O principal avanço é a implementação de um projeto coletivo em saúde pública. É preciso também fazer uma pesquisa operacional, ampliar os canais de comunicação com a população e participar ativamente da coordenação.
ACS: Apesar das conquista na área da saúde pública o que ainda pode melhorar?
Scliar: Ainda podemos e devemos avançar mais, tratar de atender racionalmente a população. O Brasil é um país muito grande que comporta neste contexto poucos avanços. Países menores avançam mais. Ainda temos muitos avanços, como achar curas. E, principalmente, a coisa a ser feita é oferecer isso às pessoas.
ACS: Sobre a JIS, o que você pensa desta integração?
Scliar: Sempre defendo e não entendo a saúde de outra forma a não ser como coletiva. Saúde não é mais coisa de médico individual, quem entende o contrário está equivocado, deve-se pensar em igualdade.
ACS: Como você se sente ao poder passar conhecimento para as pessoas?
Scliar: Me sinto muito bem, pois não há nada mais gratificante que isso.
Moacyr Scliar formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especializou-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Em 1970, fez curso de pós-graduação em medicina em Israel. Após, tornou-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Atualmente, é professor de Medicina da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA).