Aquela árvore plantada na frente da sua casa e tantas outras espalhadas pela cidade estão sendo homenageadas. É que 21 de setembro é o Dia da Árvore. Mas qual o motivo de haver uma data especialmente para ela e que benefícios eles nos trazem? Confira a seguir.
As árvores promovem diversos benefícios nas áreas urbanas, como: regularidade do clima, redução da poluição atmosférica, melhor regularidade de chuvas, redução da velocidade dos ventos e melhoria das condições do solo urbano. Além disso, há aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros e melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora. Elas também são opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins, pois há valorização dos imóveis e embelezamento das cidades.
Para isso, existem os projetos de arborização para uma melhoria na qualidade de vida nos centros urbanos. Em Santa Maria, o Projeto de Arborização tem o objetivo de cadastrar as espécies e fazer o controle da região mais propícia para colocação de árvores, pois elas não podem ser plantadas em qualquer local de forma indiscriminada. Para o plantio, uma regra é básica: a escolha da espécie tem de ser adequada ao local.
Em 2006, foi criado o viveiro municipal para atender áreas degradas do meio rural e abastecer com mudas o plantio em lugares designados.
A Secretaria de Proteção Ambiental de Santa Maria e o Leo Clube estará realizando na próxima terça, dia 25, o plantio de mudas no Complexo Guarani Atlântico, Praça Estado de Israel e Escola de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis. Serão 41 mudas distribuídas nos três lugares. As mudas disponibilizadas são do Viveiro Municipal e para haver uma proteção vão ser colocados protetores para as novas plantinhas.
A escolha de uma data
A primeira data oficial era o aniversário de J.Morton, um incentivador para que a população plantasse árvores. A data de 22 de abril foi escolhida oficialmente pelo governo do Estado de Nebraska, nos EUA. Já no Brasil, o presidente Castelo Branco, em 1965, intitulou a “Festa Anual da Árvore” , que seria realizada no dia 24 de fevereiro porque era o início da época das chuvas na região norte do país. Finalmente, o Dia da Árvore, em 21 de setembro, foi escolhido porque antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro. Ainda hoje no norte e nordeste a comemoração é nas duas datas.