Nesta quarta-feira, dia cinco de junho, mais um passo foi dado em direção à criação do curso de medicina da Unifra, em Santa Maria. Pela manhã, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a reitora do Centro Universitário, Iraní Rupolo, e a futura coordenadora do curso, a médica Léris Haeffner, estiveram com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim.
Durante a reunião, Paim se posicionou favoravelmente à implantação do curso, já que, segundo ele, pelos dados do Ministério há na região central do Estado demanda para abertura de novas vagas em medicina no ensino superior. O secretário determinou à equipe do MEC que seja concluída a análise do projeto, que está em tramitação desde agosto de 2012.
Após, o MEC comunicará o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para que faça uma visita técnica à Unifra de avaliação da instituição. Pelo cálculo inicial, seriam criadas de 40 a 60 vagas.
De acordo com a reitora da Unifra, Iraní Rupolo, a reunião mostrou que há um cenário favorável à criação do curso de medicina. A reitora também agradeceu o apoio do deputado Pimenta pelas articulações junto ao Governo Federal. Atualmente, a Unifra possui 5.600 alunos na graduação e cerca de 7.000 alunos no total.
Com informações de Fabrício Carbonel.