A 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre de 22 a 28 de julho no Rio de Janeiro, contará com uma presença mais do que especial. O Papa Francisco saiu da Itália nesta madrugada rumo ao Rio para dar início as suas atividades na JMJ. Esta é a primeira viagem oficial de Francisco I ao exterior no posto de sumo pontífice. Segundo matéria publicada no jornal italiano Corriere Della Sera, Francisco embarcou no avião da companhia Alitalia carregando a própria bagagem de mão.
O Papa deve chegar às 16h na capital carioca, onde será recebido pela presidente Dilma Roussseff, por arcebispos e cardeais, pelo governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade carioca, Eduardo Paes. A cerimônia de boas vindas acontecerá no Palácio da Guanabara.
Na quarta-feira, dia 24, o pontífice passará a maior parte do dia em Aparecida do Norte onde celebrará missa e desfilar em carro aberto. Em vários encontros religiosos o papa falou sobre o seu apreço por Nossa Senhora Aparecida.
Por intermédio de sua conta na rede social twitter (@pontifex), o papa disse no domingo: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”.
Sobre as manifestações no Brasil, o religioso declara que não está preocupado com os protestos, já que suas palestras estarão em sintonia com as necessidades dos manifestantes. Seu discurso sobre a reforma de uma Igreja em crise, contra o desperdício e em defesa dos mais pobres, contribui com o apelo da sociedade brasileira.
Francisco insiste em desfilar com o papa móvel aberto assim que chegar ao Rio de Janeiro mesmo com a possibilidade de novos protestos acontecerem. Por isso, as operações de segurança contarão com 300.000 militares e policiais.