11º Santa Maria Vídeo e Cinema começa nesta segunda


Por Deborah Alves

 

Divulgação do primeiro longa-metragem da cidade, "Os Abas Largas"

Na noite desta segunda-feira, às 19h, acontece a abertura do 11º Santa Maria Vídeo e Cinema, no auditório João Miguel de Souza, na CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda. Na cerimônia, será homenageado o cineclube Lanterninha Aurélio e exibido o longa-metragem gaúcho “Espia Só”, de Saturnino Rocha.

Primeiro longa de Santa Maria – Na programação desse ano, o destaque é a exibição do filme “Os Abas Largas”, de 1982,  com direção de Sanin Cherques. O longa é uma ficção inspirada nas atividades desenvolvidas pelo Regimento de Polícia Rural Montada da Brigada Militar de Santa Maria. Organizações santamarienses, como o Centro Histórico Coronel Pillar, a Casa de Memória Edmundo Cardoso e  o Santa Maria Vídeo e Cinema, trabalham há mais de 10 anos na manutenção e recuperação da única cópia do filme, de 35 milímetros, que não podia ser mexida sem autorização das filhas do cineasta.

A cópia está armazenada na Cinemateca Brasileira de São Paulo e agora, restaurada, será transformada em um bem cultural. Considerado o primeiro longa-metragem de Santa Maria,”Os Abas Largas” terá sessão especial no Santa Maria Vídeo e Cinema, na quarta-feira, dia 10, às 15h30.

O festival segue exibindo os filmes e videoclipes selecionados até sábado, dia 13, ocasião em que haverá uma homenagem a Hermano Figueiredo e entrega do Troféu Vento Norte aos vencedores.

As mostras competitivas – Nacional, Santa Maria e Região e Videoclipes -, que englobam curtas regionais e nacionais, julgados para mostras diferentes, terão a exibição dos selecionados ao longo da semana. A  Mostra de Santa Maria e Região é novidade nesta edição e ocorre juntamente com a Nacional.

Foto: Divulgação

Inscrições – Até o dia 12 de abril os interessados poderão se inscrever na Mostra SMVC somente na Internet, através do site do festival. Os vídeos devem ser enviados em qualquer formato, de qualquer lugar do mundo, com até 2 minutos de duração e postadas no youtube ou vimeo.  Quem se responsabiliza pelo trabalho inscrito é o diretor e não há limite para inscrição de obras. Além disso, a temática é livre e a inscrição gratuita no site www.smvc.org.br.

 

 

Um Comentário

  • 5 set 2015 | Permalink | Responder

    COMO PODEMOS OBTER UMA COPIAEM DVD DO FILME P/ DEBATE E APRECIAÇAO DE 130 MEMBROS DO CINE CLUB QUE MANTEM SEÇOES MENSAIS NO TEATRO MUCIO DE CASTRO WILSON PINHEIRO ( PRGRAMADOR CINEMATOGRAFICA)

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *