Reitora Irmã Iraní Rupolo fala sobre o futuro da Instituição


Por Victoria Papalia

 

Na manhã da realização da prova do Vestibular de Verão 2014, nessa terça-feira, 3 de dezembro, a Reitora Irmã Iraní Rupolo prestou entrevista coletiva à imprensa e respondeu às perguntas da equipe. Foram diversos esclarecimentos sobre o futuro do Centro Universitário Franciscano. Confira a seguir.

Magnífica Reitora Iraní Rupolo fala sobre o processo natural para a transformação em Universidade. Foto: Guilherme Benaduce.

O curso de Tecnologia em Design de Moda tem sido solicitado por empresários da região. Isso demonstra a interatividade do Centro Universitário Franciscano com Santa Maria e as demais cidades da região central?

Havia um estudo institucional sobre o assunto e do contato com os empresários essa ideia somou. Então, foi a partir daí que construímos juntos. De fato, demonstra a interatividade que nós temos com a realidade local e isso é mais abrangente.

Ainda sobre o curso Design de Moda: no primeiro ano ele já é o 9º mais procurado pelos vestibulandos. Gostaria que a senhora falasse sobre isso.

Bem, pensamos que Santa Maria comporta a análise que nós fizemos, comporta um curso de Design de Moda. Mas não apenas isso. Não são apenas os estudantes que vão se formar, é um desenvolvimento local e isso oportuniza. Esperamos que, também, mais pessoas empreendam nessa área que está promissora.

Quando, definitivamente, teremos o vestibular para o curso de Medicina?

Estamos na fase de recebermos a avaliação local, a avaliação interna. São designados avaliadores pelo Inep, instituto que encaminha a avaliação das condições institucionais. Posso garantir que da parte da Unifra, nós estamos com a infra-estrutura, por oferecermo mais 8 cursos da área da saúde, relação com hospitais, convênios com a região. Tudo isso está pronto, essa parte está muito bem construída. O que nós também já fizemos e já recebemos visita e avaliação diz respeito ao curso de residência médica, que possivelmente será aprovado em breve. Estão saindo os resultados e foi isso que atrasou um pouco a vinda da  comissão, porque o  Ministério da Saúde antecipou as visitas de residência. Pensamos que para o próximo ano, nessa época, nós devamos estar com processo seletivo também em andamento.

Como a Unifra está avançando para o caminho de Universidade?

Bem, eu tenho dito que este é um processo natural. A Unifra tem evoluído tanto no trabalho de crescimento do campus, quanto na proposta conceitual de ensino e conhecimento, na graduação e pós-graduação. Estamos aguardando também a avaliação de mais três projetos de pós-graduação stricto sensu da Capes. São esses os processos naturais que estão indo. Será um movimento natural.

Em relação à construção do hospital, qual é a situação?

Nós estamos aperfeiçoando as condições do Hospital São Francisco e o licenciamento para a construção do hospital está em movimento, não está parado.

Quais são os três cursos  de pós-graduação que estão aguardando avaliação?

Ciências da Saúde, Ciências Ambiente, e Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

Dos dois novos cursos oferecidos este ano pela Instituição, Tecnologia em Gestão de Turismo não foi tão procurado quando Design de Moda. Como a senhora avalia isso?

A demanda está menor porque não há na cidade ou na região uma cultura de investimento e desenvolvimento em turismo. Foi um investimento que a Unifra fez por 10 anos com o bacharelado, acreditando no potencial e na relação com a sociedade. Mas é importante o movimento da empresa e do empreendedor local para o desenvolvimento desse potencial. Esta responsabilidade não está acontecendo. Porém, vamos manter o curso aprovado, continuar atentos a demanda e, havendo possibilidade, vamos fazer oferta em outros momentos.

Haverá oferta de novos cursos tecnólogos para o próximo vestibular?

Nós estamos trabalhando, sim, também para o ensino a distância e aí estamos trabalhando já com outros cursos de tecnologia para serem ofertados na modalidade virtual. E nessa modalidade entrarão cursos tecnológicos que também serão ofertados de formato presencial.

 

Um Comentário

  • Maria Esteves Lim
    13 dez 2013 | Permalink | Responder

    Excelentes perguntas e ótimas respostas.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *