Eleição para novo DCE da Unifra movimenta acadêmicos


Por Karine Kinzel

 

Este é um ano de eleições e na Unifra não é diferente. No dia 28 de maio, os acadêmicos da instituição vão às urnas votar na chapa que melhor os representa. Os candidatos ao mandato do Diretório Central de Estudantes (DCE) são: a Chapa 1 – Primeira do Plural e a Chapa 2 – Por um DCE Forte, Atuante e de Verdade.

Cartaz de divulgação da Chapa 1

Cartaz de divulgação da Chapa 1

A Chapa 1 – Primeira do Plural é formada por 27 acadêmicos da Unifra, dos cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. “Trabalhamos de forma horizontal. A gente não tem a figura de liderança. A gente não quer manter o mesmo padrão que temos hoje para as próximas eleições. Isso traz os alunos para se politizarem, para que ele participem do meio acadêmico de forma efetiva”, explica o Coordenador Geral da Chapa 1 Daniel de Moura Pinto.

Fomentar a pesquisa é uma das propostas da Chapa 2

Fomentar a pesquisa é uma das propostas da Chapa 2

Algumas das propostas da Chapa 1 é fazer do DCE o mediador entre os alunos e a instituição e buscar a multidisciplinaridade entre os cursos.”Temos a ideia de ser plural. Temos a ideia de tentar englobar os cursos de uma forma que eles tenham uma relação e uma comunicação que seja efetiva”, afirma o Coordenador.

Promover a implementação de diretórios acadêmicos (DAs) também é uma das propostas da Primeira do Plural. “Uma das pautas é a fomentação dos DAs, para que a gente tenha compreensão concreta de quais são as pautas de cada curso”, declara o Coordenador Geral da Chapa 1.

A  Chapa 2 – Por um DCE Forte, Atuante e de Verdade, é composta por acadêmicos dos cursos de Direito, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Sistemas da Informação, Farmácia, Geografia, Matemática e Design.

A Chapa 2 traz propostas como defender e representar os direitos dos alunos, a confecção de um jornal para divulgar as ações do DCE e dos alunos da Unifra, criação de diretórios acadêmicos (DAs) para os cursos que não têm e apoio aos cursos que já possuem e promover eventos acadêmicos em parceria com os cursos.

Propostas da Chapa 2 - Por um DCE Forte, Atuante e de Verdade

Propostas da Chapa 2 – Por um DCE Forte, Atuante e de Verdade

“Nossa expectativa, é, na medida das nossas possibilidades, chegar até todos os estudantes para que ele decida o que é melhor para os rumos do DCE UNIFRA. Acreditamos na vitoria. Queremos ganhar a eleição para colocar em pratica nossos projetos para um DCE Forte, Atuante e de Verdade”, enfatiza um dos coordenadores geral da Chapa 2 Emerson Daniel Spitzmacher.

De acordo com Spitzmacher, a ideia de concorrer as eleições surgiu a partir de conversas onde os intergrantes partilham do mesmo ponto de vista sobre a atual situação do DCE. “Resolvemos aproveitar a oportunidade para buscar fazer melhor e disputar a eleição mesmo o processo ocorrendo de maneira duvidosa”.

 Spitzmacher afirma também que  a eleição está com dez meses de atraso e ainda aponta que a atual gestão mantém o DCE de maneira irregular, com problemas na comissão eleitoral, alegando que nem todos os diretórios acadêmicos foram convocados para compor a comissão.

Lema da Chapa 2

Lema da Chapa 2

A Chapa 2 se intitula como forte, atuante e de verdade. Segundo Spitzmacher, o DCE para ser de verdade precisa de legitimidade eleitoral e não a ditadura apresentada pelo atual representante. “O mandato dele [atual gestor do DCE] acabou em agosto do ano passado. Desde então ele deu um golpe, não chamou a eleição e se manteve a frente de um DCE de mentira e sem nenhuma atividade integradora para nós estudantes da Unifra. Temos mais de 8 mil colegas merecemos algo melhor!”

Atualmente o DCE da Unifra está sendo gerido pelo acadêmico do curso de Direito Guilherme Hoffmeister, que ganhou a eleição em 2012.

Nos dias 26 e 27 de maio vão acontecer debates com as duas Chapas, onde cada uma vai explanar sobre seus interesses e propostas.

Debate:

Dia 26 de maio Intervalo do turno da noite Conjunto I

Dia 27 de maio Intervalo dos turnos da manhã e noite Conjunto III

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *