Burkini X xenofobia


Por Multijor

 

Observatório da mídia CS-02“Xenofobia é o ato de desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país.”

A proibição do burkini começou em algumas praias da França, onde mulheres foram hostilizadas ao usarem a roupa de banho em público. Isso foi o suficiente para começar um debate sobre o uso do burkini. A peça, criada pela libanesa Aheda Zanetti, cobre o corpo como uma burca, deixando rosto,mãos e pés de fora. A estilista defende que a roupa foi feita para dar oportunidade as mulheres frequentarem a praia sem irem contra sua fé.

Já o primeiro ministro francês Manuel Valls classifica o burkini como uma peça que se baseia na “escravidão feminina”.

Foi preciso a intervenção da ONU para que prefeitos de cidades litorâneas na França liberassem o uso da roupa de banho.

A população francesa tem opiniões diferentes, existem aqueles que apoiem o uso do burkini, mas também aqueles que concordam que a proibição precisa continuar.

Para assegurar uso de burkini nas praias francesas, ONU teve de intervir (Foto: Reprodução)

Para assegurar uso de burkini nas praias francesas, ONU teve de intervir (Foto: Reprodução)

No final das contas, o que implica o uso do burkini? Para as mulheres que seguem a religião muçulmana, isso significa a liberdade de ir à praia, além de ser avanço no estilo de vida e no modo de pensar. Para alguns franceses, é uma afronta ao seu estilo de vida liberal e uma retrograda nos dias atuais.

O que fica evidente com as proibições é o medo instalado que os franceses têm a respeito dos muçulmanos. E com isso é apresentado ao mundo, grandes atos xenofóbicos. Ao retirarem mulheres que usam o burkini das praias, os franceses vão contra tudo o que mais prezam, como liberdade de expressão e o direito de ir e vir.

Com os acontecimentos na França, as vendas do burkini aumentaram. Até mulheres não muçulmanas resolveram aderir à moda, como uma forma de apoiar aquelas que precisam utilizar a roupa na praia.

Eduarda Garcia

Texto produzido para a disciplina de Legislação e Ética Jornalística

Sobre o autor:

Multijor

Multijor é o Laboratório de Jornalismo Multimídia do Curso de Jornalismo da Unifra. O laboratório é responsável pela produção de conteúdos digitais e pela gestão de mídias sociais.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *