Estudos sobre Freud na Atos, Cultura e Clínica em Psicanálise


Por Agência CentralSul de Notícias

 

O grupo de estudos Percurso Freudiano propõe um espaço de leitura e conversa em Santa Maria/RS, dedicado à obra de Sigmund Freud. Com início programado para o próximo dia 19 do corrente,  o primeiro encontro prevê a leitura de “O futuro de uma ilusão”, texto de 1927 em que Freud se questiona sobre a necessidade do ser humano de ter um sentimento religioso e perpassa, também, por temáticas como o progresso científico, a educação e as ilusões.  O percurso do texto “O futuro de uma ilusão” se estende até o dia 17/10/2017.
Já na data de  31 de outubro, terá início o percurso sobre o texto “O mal-estar na cultura”, datado de 1930, e uma espécie de continuação de questões já abordadas por Freud no texto de 1927 e que, desta vez, são estendidas à cultura em geral.
A dinâmica do grupo será a de leitura conjunta no momento dos encontros, buscando assim promover debates e conversas. Também será sugerida a leitura prévia das partes programadas para cada dia, a fim de fomentar o surgimento de questões provenientes da leitura individual. As edições dos textos de Freud tem como base as traduções feitas diretamente do alemão por Renato Zwick, publicadas pela L&PM editores, e priorizada pela proximidade com o texto original. Estes volumes encontram-se disponíveis em versão pocket, de fácil acesso,e também serão disponibilizadas a versão em PDF dos textos, caso necessário.
A atividade  é proposta pela Atos – Cultura e Clínica em Psicanálise, e o  grupo de estudos Percurso Freudiano é coordenado pelo psicólogo Guilherme Selvero Lacerda. Os encontros acontecerão semanalmente, nas terças-feiras pela manhã, às 10:30h, na sede da Atos (Rua Duque de Caxias, 2185). O investimento será de R$ 15,00  a cada percurso de texto e as vagas são limitadas a 10 participantes.

Confira:
O quê: Grupo de estudos Percurso Freudiano/ Texto: “O futuro de uma ilusão” [1927] (L&PM editores, 2010)
 Quando:  19/09/2017 (início) – Com a leitura das partes I e II/ Horário: 10:30h até às 12h. Semanalmente, às terças-feiras.
Onde:  Atos – Cultura e clínica em Psicanálise (Rua Duque de Caxias, 2185  entre a rua Felipe de Oliveira e a avenida Medianeira)
Investimento: R$ 15,00 para o percurso de estudo do texto “O futuro de uma ilusão”.
Informações e inscrições: Guilherme Selvero Lacerda/ (55)991315799/guilherme_slacerda@yahoo.com.br
VAGAS LIMITADAS

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *