TV OVO lança projeto cultural para valorização da crônica


Por Luisa Peixoto

 

Marcelo Canellas e Manuela Fantinel, acadêmica de jornalismo da Unifra. Foto: Divulgação TV OVO

Cronicaria é um projeto dirigido pela TV OVO, um coletivo santa-mariense que trabalha com formação audiovisual e com o registro da memória da cidade. Para além do audiovisual, também é vanguarda nas discussões a respeito das políticas culturais locais e desenvolve diversos projetos na área. Cronicaria é mais um deles que busca engajar e envolver as pessoas nos vínculos da escrita, da leitura, do cotidiano, do encontro e da reflexão.

Segundo a proposta do projeto, a ideia é a produção de ” crônicas sobre e de Santa Maria, traduzidas no tempo das palavras do jornalista Marcelo Canellas e da acadêmica de jornalismo Manuela Fantinel. Cronicaria aborda, em crônicas, os olhares de vivências e subjetividades distintas de dois santa-marienses. Um jornalista renomado, preocupado com os direitos humanos, que vive na capital do país, mas que não perde o seu vínculo com a “terrinha”. Uma menina-mulher prestes a sair dos bancos da academia que vive a pulsante juventude da cidade. É o olhar santa-mariense sobre o mundo para além dos morros que nos cercam. Um olhar livre, de quem se acostumou a subir e descer as lombas de uma cidade ondulada”.

O projeto Cronicaria consiste em uma publicação semanal de crônica veiculadas numa página online vinculada ao site da TV OVO. A proposta é produzir entre 16 de agosto e 30 de dezembro de 2017, um total de 40 crônicas. Nas quartas-feiras, as crônicas serão da  acadêmica do curso de jornalismo Manuela Fantinel: “o sentimento do mundo, o ímpeto dos sonhos que movem os jovens, os temas que mobilizam discussões atuais, ideias que lembram que o mundo é muito grande para se pensar pequeno”. Já aos sábados, será a vez do jornalista Marcelo Canellas:” histórias que envolvem, memórias que irrompem e questões que, por vezes, alfinetam”.

Apoie a campanha para viabilizar o projeto. Acesse o link e veja como fazer.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *