A ética nas experiências com animais de laboratório


Por Flora Quinhones

 

Os  parâmetros de toxicidade e a legislação para o manejo de animais de laboratório, foi tema da palestra da professora Liliane de Freitas Bauermann, do departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFSM, nesta terça-feira, 11, no Workshop em Biotecnologia e Nanociências, na UFN.  

A professora de fisiologia procurou fazer um link entre dois temas: legislação e manejo de animais. Essas informações são.importantes, pois desta forma o aluno chega atualizado no laboratório, explicou. Ela informou que esse conhecimento será cada vez mais exigido. A professora falou sobre as leis  Arouca, Consea e normativas institucionais no uso de animais para pesquisa.

Bauermann também abordou os testes de toxidade, pois muitos foram renovados ou revalidados. A professora mostrou os testes mais comuns e deu orientações de sobre a melhor maneira de fazer, como número de doses aplicáveis, observação e alimentação. Ela ainda alertou sobre os cuidados precisos com os animais. “Eles não podem ficar estressados ou com medo. É preciso prezar pelo bem star do animal para a realização dos testes” aconselhou.

A professora falou outros estudos para práticas complementares.  “O pessoal precisa ficar atento a todos os cuidados, tanto na legislação quando no manejo do animal”, afirma Liliane.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *