Feira do Livro: Cronicaria está entre os cinco mais vendidos


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Dos livros mais vendidos na Feira do Livro 2018 está a edição do projeto Cronicaria, lançado no último dia 05 de maio, sábado, e que traz textos assinados por Manuela Fantinel, acadêmica de jornalismo da UFN e pelo jornalista Marcelo Canellas. O livro inclui as “fotocrônicas”, de Renan Mattos, as sensíveis ilustrações de Elias Ramires Monteiro e, ainda, tem a participação de Juliana Brittes, também acadêmica de jornalismo na UFN, e que assina foto e crônica na edição.

A obra foi organizada pela jornalista e professora Neli Mombelli, e é a primeira publicação impressa do selo Sobrado Centro Cultural e da TV OVO.

O Cronicaria é resultado de um processo coletivo, que integra cronistas e leitores desde sua concepção. Ele nasce da proposição da TV OVO em conjunto com Marcelo Canellas, Manuela Fantinel e mais 126 pessoas que, por meio de um financiamento coletivo via internet, contribuíram para a publicação de crônicas semanais, às quartas e aos sábados, no site do projeto, entre agosto e novembro de 2017. Agora, além de receber a versão impressa, o Cronicaria também irá para as bibliotecas das escolas públicas da cidade. As 80 escolas da rede municipal, além da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, receberão dez exemplares da obra.

Neli Mombelli, organizou a edição do projeto Cronicaria. Foto: arquivo ACS

” O Cronicaria fala de amor, de dor, de dúvidas, de política, de afeto, de humor, de encontros, de direitos, de lutas, de deveres, de desencontros, de cultura, de amizades, de resistências, de lágrimas, de sorrisos… enfim, fala da vida que é viva, que se contrai e se expande na espiral do tempo”, afirma a organizadora.

Segundo ela,  muito embora o foco da TV OVO seja o audiovisual, ” o Cronicaria é mais um dos lastros do Sobrado Centro Cultural que busca engajar e envolver as pessoas nos liames da escrita, da leitura, do cotidiano, do encontro e da reflexão no intervalo do tempo” .

Para quem quiser adquirir o livro, ele já está disponível Cesma e na Livraria Athena e estará nas respectivas bancas durante a feira. É também possível comprar pelo site da TV OVO (tvovo.org/loja).

Sobre os autores

Marcelo Canellas

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 1987. É repórter especial da TV Globo desde 1990. Ganhou, em 30 anos de carreira, mais de 50 prêmios jornalísticos nacionais e internacionais. É autor do livro Províncias: crônicas da alma interiorana (Globo, 2013) e entusiasta do projeto santa-mariense Sobrado Centro Cultural, junto com a TV OVO.

Manuela Fantinel

Prestes a se formar em Jornalismo pela Universidade Franciscana, Manuela estuda temas ligados à representação cultural. Feminista e viajante, a jovem santa-mariense sempre dedicou-se à poesia e à literatura, ficando em primeiro lugar na categoria crônica no Concurso Literário Municipal, em 2012. Já integrou a equipe da TV OVO.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *