Feira do Livro é lançada em Santa Maria


Por Gabriela Gabbi

 

Na noite da segunda-feira, 16 de abril, foi oficialmente lançada a campanha da Feira do Livro de Santa Maria no Monet Plaza Shopping. O evento reuniu autoridades locais, homenageados e convidados.

Com o slogan ”Há 45 anos mudando realidades” a Feira pretende passar a mensagem de que o poder da leitura transforma e muda as pessoas de dentro para fora.

A campanha publicitária desta edição é assinada pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, Ricardo Acosta, Pedro Fortes, Ludmila Almeida e Allan Groismann, e coordenada pela professora Graziela Knoll da Universidade Franciscana.

O público foi recebido com a apresentação do Coral de Tubas e Trombones da UFSM, e após teve uma homenagem poética a Felipe D´Oliveira. A secretária de município da Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, parabenizou os presentes em nome da Comissão Organizadora. Foi apresentada uma retrospectiva da Feira do Livro de Santa Maria, que contou uma a história da sua criação por um grupo de universitários em 26 de maio de 1962, a realização da Câmara do Livro de Santa Maria, em 1995; a parceria com a Prefeitura, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), o SESI e o SESC, e o apoio da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da Universidade Franciscana (UFN); até os dias atuais.

A professora homenageada Maribel Dal Bem destacou que ”este título não é somente dela, mas sim de todos que colaboraram para que o trabalho acontecesse”, ressaltou o seu apreço pelos  alunos e as escolas por onde passou, sobretudo com o projeto de literatura realizado com estudantes da escola Cilon Rosa.

‘’Faço questão de dizer que estou extremamente feliz e me sentindo muito homenageado e muito satisfeito com o convite que me fizeram’’. Foi  com essas palavras  que o patrono da Feira do Livro 2018 Valter Noal Filho, expressou sua gratidão em fazer parte da festa literária da cidade.

Walter Noal, patrono da45ª Feira do Livro de Santa Maria. Foto: Juliana Brittes

Ele espera atender as expectativas do público, dando sequência ao trabalho realizado por Marcelo Canellas, patrono  do ano passado:  ‘’vai ser difícil corresponder com a mesma intensidade, com as vivências que Canellas teve, mas espero conseguir agradar ao público’’ avalia o patrono.

Também ocorreu o lançamento do projeto Bônus Livro. A iniciativa concede um crédito de R$ 2 e o valor é entregue a crianças de baixa renda que estudam em escolas públicas de Santa Maria. Com o dinheiro, os estudantes podem comprar títulos a sua escolha na Feira do Livro de Santa Maria (no período de 28 de abril a 13 de maio). Os “Bônus Livro” são distribuídos pela Secretaria de Município da Educação e pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) às crianças que visitam o evento.  Para participar da campanha e fazer sua doação acesse.

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, CESMA, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). a Feira inicia dia 28 de abril á 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. O horário de funcionamento será das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h.  Mais informações no site do evento, ou na fanpage do Facebook ou siga no Instagram.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *