O acolhimento a quem espera o fim da prova


Por Gabriele Bordin

 

Momento de acolhimento durante o vestibular de inverno da UFN. Foto: Thayane Rodrigues/LABFEM

O Vestibular de Inverno da UFN 2018 contou com uma programação especial para os pais e acompanhantes dos participantes. Dentre elas, a  celebração de acolhimento aos acompanhantes dos vestibulandos na Capela São Francisco de Assis, conjunto III da UFN. A celebração que conta com uma palavra de incentivo aos acompanhantes, acontece durante todas as provas do vestibular da universidade há, aproximadamente, quatro anos.

Quem promove a ação é a Pastoral Universitária da UFN, antes chamada de Ser Unifra e, agora, em processo de troca de nomenclatura, o novo nome ainda não foi escolhido. O Frei Rodrigo Antunes, 21, estudante de filosofia da UFN e integrante da equipe da pastoral,  fala sobre a programação: “No momento introdutório promovemos uma motivação e contextualização, com o objetivo principal de acolher aos pais, depois mostraremos a um vídeo e vamos conduzir um momento de espiritualidade.” Sobre a pastoral universitária, Antunes explica: “Nosso maior objetivo é o acolhimento, a palavra que resume bem. Sempre temos momentos de espiritualidade e momentos de missa”.

O Frei Valdir Pretto, coordenador da pastoral, é quem conduz a celebração. Ele revela que sempre há grande público, porém, neste dia 29 de junho, a chuva espantou aos pais que, ao invés da tradicional espera pelos filhos durante toda a tarde nos pátios da UFN, voltaram para casa. Mesmo assim, a celebração ainda teve mães atentas à palavra de apoio.

Além da celebração, a programação voltada aos acompanhantes dos vestibulandos conta com Exposições Artísticas nos dois conjuntos da instituição e van para visitação no Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *