Vacinação contra sarampo e poliomielite vai até dia 31


Por Flora Quinhones

 

Vacinação acontece nos postos de saúde do município. Foto: Arquivo/ Deise Fachin

A  vacinação contra o sarampo e a poliomelite terá atendimento ampliado no dia 31 de agosto, na unidades de saúde do município, que atenderão  das 8h às 17h, para esta ação.  Os pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem levar as crianças até o posto de saúde mais próximo para receberem as vacinas .

Em Santa Maria, a estimativa é que sejam vacinadas 12.556 crianças. É fundamental que todas as crianças da faixa etária da campanha compareçam aos postos de vacinação, para que seja avaliada a situação vacinal e recebam uma dose adicional, se necessário. Para facilitar o acesso da comunidade,  haverá Passe Livre no transporte coletivo, para crianças em idade de vacinação e seus acompanhantes.

Segundo a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, não haverá postos volantes de vacinação, pois as vacinas contra o sarampo e a poliomielite requerem interpretação e leitura adequada da carteira de vacinação.  Ela ainda explica que, se necessário, a equipe poderá atualizar o calendário vacinal da criança, caso este tenha doses em atraso.

Passe livre

O prefeito Jorge Pozzobom assinou um decreto que garante a gratuidade da passagem, das 7h às 18h, para apenas um acompanhante da criança em idade de vacinação. No entanto, para ter direito ao passe livre, o passageiro que se enquadra no critério acima deverá, impreterivelmente, apresentar a Carteira de Vacinação do menor.

Unidades de Saúde estarão com atividades extras durante o sábado

-Na Estratégia Saúde da Família (ESF) Urlândia, haverá, durante todo o dia, avaliação de Saúde Bucal, atendimento e agendamento para consultas médicas, sala de espera com orientação de saúde, além de aferição de pressão e glicose. No local, também haverá atualização do Cartão SUS, cadastro da TV Digital, brechó e brinquedos infláveis.

-Na Unidade de Saúde São Francisco, além das vacinas, a equipe estará realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Já na ESF Victor Hoffmann, personagens do filme Frozen irão participar da aplicação das doses das vacinas junto com as crianças.

Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *