Viva o Natal terá novidades neste ano em Santa Maria


Por Thiago Nunes

 

Natal chegando com expectativas sobre o Viva o Natal. Foto: Bárbara Canha (arquivo ACS)

O Natal é uma data especial tanto para o pequenos, quanto para os adultos. Neste ano, o centro de Santa Maria e os bairros terão novidades com realização das festividades de dezembro. O “Viva o Natal” será organizado pela Chili Produções. A empresa foi a única a participar do chamamento público para organizar o Natal da cidade.

O encantamento com o acender das luzes será no dia 1º de dezembro. Conforme a coordenadora da Chili Produções, Rose Carneiro, a empresa foi autorizada a captar cerca de 800 mil reais da Lei Rouanet de incentivo a cultura.

“Significa que esse recurso que é do imposto de renda das empresas, que é 4% só, poderá ser investido em cultura. Esse recurso, que não ficaria em Santa Maria (iria para Brasília), ele fica na cidade e gera trabalho e renda”, revela Rose.

O edital prevê uma série de exigências de ações que deverão ser realizadas na programação. Segundo a organizadora, neste ano novamente será realizado o passeio de trenzinho. “O trem é a marca de Santa Maria e as crianças adoram. Quando passava o dindinho com aqueles doendes e fadas, as crianças adoravam. Esse é uma programação que a prefeitura desejou que ficasse”, conta.

Além disso haverá também shows. No dia 9, se apresenta no centro de Santa Maria Wilson Paim e no dia 16 Léo Paim, campeão do The Voice Brasil, programa realizado pela Rede Globo. A programação será sempre de quarta a domingo. Todo sábado, a Avenida Rio Branco receberá uma parada de Natal, um desfile a céu aberto. Outra novidade fica por conta da Casa do Noel. A estrutura ficará na Praça Saldanha Marinho, junto com um presépio.

Alvo de polêmica no ano passado, a árvore de natal sofrerá mudanças para este ano. Em 2017, devido as questões financeiras, a árvore teve enfeites mais simples como bolas de plástico e tecido verde. Com o sol as bolas desbotaram e muitas voaram em meio aos temporais do final de ano. Agora, em 2018, Rose conta que a árvore não ficará mais na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires.

“Árvores de Natal tem que ter, mas ela vai ficar ao lado da casa do Papai Noel, junto com presépio. Eu não sou de entrar em rede social para criticar algo ou alguém. É mais difícil eu ir lá e ajudar. O mundo precisa mais de atitudes do que opinião”, afirma a organizadora.

O Viva o Natal de Santa Maria também vai levar alegria as crianças dos bairros. Ele será descentralizado com ações específicas. No total, 600 pessoas estão envolvidas na produção do encantamento.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *