Cine ConsCiência debaterá sobre Alzheimer nesta quinta


Por Bibiana Iop

 

As inscrições para a segunda sessão do Cine ConsCiência estão abertas até amanhã, dia 23, e tem como tema o Alzheimer, autonomia e cuidado. O filme exibido será O Filho da Noiva (Juan José Campanella, 2001), uma co-produção entre Argentina e Espanha. As inscrições podem ser realizada pelo site da Universidade Franciscana e dão direito a certificado de participação A atividade será no Salão Azul do Conjunto I, da UFN, prédio III, às 18h15. Pede-se que seja doado um quilo de alimento não perecível na entrada. A presença também  pode ser confirmada no evento no Facebook.

Divulgação do filme.

Dirigido por Campanella, o longa conta a história de Rafael Belvedere (Ricardo Darín), um homem de 42 anos, sobrecarregado por suas obrigações e sem muito tempo para diversões. Grande parte de seu tempo é dedicado a administrar o restaurante herdado de seus pais e, com a vida corrida, não encontra tempo para a namorada e a filha. Ele nunca visita sua mãe, que está com Alzheimer, até que ela começa a perder a memória e o peso das responsabilidades de Rafael o fazem sofrer um infarto, o que o faz refletir sobre seu presente e passado.

Após a exibição do filme, o debate será coordenado pelo professor Huander Felipe Andreolla que tem experiência, entre outros temas de pesquisa, em diagnóstico molecular de doenças infecciosas e genéticas. Quem participará do debate são os membros do Grupo de Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidados e Portadores de Alzheimer (AMICA), também a professora Tereza Cristina Blasi, do curso de Nutrição, o professor Silomar Ilha, do curso de Enfermagem, o professor Diego Carlos Zanella, do curso de Filosofia e o professor Mirkos Ortiz Martins, de Sistemas de Informação.

 

Veja o trailer do filme:

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *