CineMental de maio exibe documentário sobre o Holocausto Brasileiro


Por Bibiana Iop

 

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e aos 22 anos da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares de Santa Maria (AFAB), o CineMental de maio trará na sexta-feira, dia 30, o documentário Holocausto Brasileiro: O impacto refletido na sociedade, no auditório do 2º andar da Antiga Reitoria (Rua Floriano Peixoto, nº 1184), às 14h30.

O documentário é uma produção da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e conta três das histórias escritas por Daniela Arbex no livro Holocausto Brasileiro (2013). Nele, os atores relatam as vivências em primeira pessoa com a câmera permanentemente focada em seus rostos, no ambiente de uma sala de cinema, fazendo uso do mesmo modelo proposto por Eduardo Coutinho no filme Jogo de Cena. O documentário entremeia suas filmagens com imagens do curta-metragem Em Nome da Razão – Um filme sobre os porões da loucura, do cineasta Helvécio Ratton, e a canção Preciso me Encontrar, clássica na voz do cantor e compositor Cartola.

As histórias contam o quê Marlene Laureano (funcionária), Débora Aparecida (filha de uma paciente) e João Bosco Siqueira(paciente) presenciaram no Hospital Colônia de Barbacena, palco de inúmeras atrocidades registradas no livro de Daniela Arbex, escrito a partir dos depoimento de ex-funcionários e pessoas ligadas diretamente ao dia-a-dia do local. Foram 60 mil mortos dentro de seus muros e, deles, cerca de 70% dos pacientes não possuíam diagnósticos de transtorno psicológico. O Hospital chegou a arrecadar pelo menos 600 mil reais com a venda de corpos.

O documentário tem  aproximadamente 27 minutos, e antes da sua exibição serão passados vídeos com depoimentos, relatos e a história do Espaço Nise da Silveira & AFAB em celebração aos 22 anos da Associação. Após, haverá uma roda de conversa e debate.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *