Sábado é Dia D de vacinação contra o sarampo em Santa Maria


Por Emanuely Guterres

 

Dia D da vacina é no sábado em Santa Maria. Foto: arquivo.

Neste sábado, 19, é o Dia D de vacinação contra o sarampo nas salas das Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria. Os profissionais estarão nos locais para atualização das cadernetas, cumprindo o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Todas as UBSs – com exceção da Joy Betts e Rubem Noal, que passam por reforma – estarão em atendimento das 8h às 17h. A prioridade será para aplicação em crianças de seis meses até cinco anos, porém pessoas com até 25 anos, que fazem parte da segunda etapa de vacinação também poderão se vacinar.

Até o dia 25 de outubro, os responsáveis por crianças de seis meses a cinco anos devem levar as crianças para se vacinarem em qualquer Unidade Básica de Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo tem como objetivo reforçar a atualização das cadernetas de vacina, pois a vacinação está ocorrendo em duas etapas, a primeira em outubro e a segunda em novembro.

Tanto as crianças quanto os adultos de até 25 anos estão sendo priorizados por conta da maior incidência da doença durante os surtos registrados em 2019. O maior número de internações que apresentaram alto risco de desenvolver complicações como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo, foram registrados por crianças menores de cinco anos.

Confira o calendário das vacinações:

Para crianças de seis meses a menores de cinco anos

  • Até 25 de outubro
  • Horários conforme as salas de vacina das UBSs
  • Dia D – Sábado 19 de outubro
  • Das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Para pessoas de 20 a 29 anos

  • De 18 a 30 de novembro
  • Horários conforme as salas de vacina das UBSs
  • Dia D – Sábado 30 de novembro
  • Das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs
Fonte: Superintendência de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *