Especialização em Cinema da UFN vai lançar três filmes até o final do ano


Por Neli Mombelli

 

Denys Schmitt, Gabriel Soares, Pedro Pellegrini, Gabriele Dors, Joana Fernandes e Daiane Bedin na locação externa, na Rua do Radar. Fotos: Beatriz Mazzei

Três curtas-metragens do curso de  Especialização em Cinema da Universidade Franciscana (UFN) entram para a ilha de edição no mês de outubro e devem ganhar as telas até o final do ano.

As atrizes Gabriele Dors e Hellen Hörer Bohrer em gravação no estúdio da TV OVO. Fotos Beatriz Mazzei

Beira-Mar é uma ficção com roteiro dos estudantes Denys Schmitt e Pedro Pellegrini, este último que também assina a direção. Após ter o carro avariado no meio de uma estrada deserta, uma garota vai se deparar com três pessoas que, apesar de parecerem estranhos, podem conhecê-la melhor do que ela imagina. Embora os três tenham personalidades distintas, todos eles têm um aviso em comum: a garota precisa consertar o carro e sair dali antes que o dia termine, ou sua vida estará em risco. Estrelada por Dayfer, Beira-Mar completa o elenco com Joana Fernandes e Hellen Hörer Bohrer.

O filme foi rodado na Estrada do Radar, nas proximidades da Estrada dos Imigrantes, e possui orientação criativa de professores do projeto pedagógico do curso, incluindo Hique Montanari, diretor do longa Yonlu (2017). Produzido em parceria com a Toca Audiovisual, também contou com o apoio cultural da TV OVO, Athena Livraria e Altadomo Hotel.

Gravação na Santa Marta. Foto: José Luiz Zasso

Outro filme em fase de montagem é o documentário Um oito sete, de Daiana Schneider Vieira.  O título  faz referência ao valor médio recebido por família cadastradas no Programa Bolsa Família em 2019. A produção percorreu praças e parques da cidade entrevistando pessoas acerca do tema e também registrou a história de famílias beneficiárias do programa. O curta tem orientação de Neli Mombelli e foi produzido em parceria com a TV OVO, além de contar com o apoio técnico do curso de especialização em Cinema da UFN.  “A ideia do documentário surgiu durante o mestrado em Psicologia na UFSM, onde pesquisei as representações sociais do Programa Bolsa Família”, diz Daiana. Um piloto do documentário foi produzido em um projeto de extensão na UFSM em 2016.

Equipe Te vejo em um minuto

Te vejo em um minuto, com roteiro e direção de Lúcio Hiko, que conta a história Alex e Alice, um casal que se separa na ida ao cinema. Fantasia e realidade se misturam  na busca desenfreada de Alex por Alice. No elenco estão Felipe Dutra, Young Ju, Natália Rosso e a participação especial de Joel Cambraia. A produção do filme conta com o apoio técnico do curso de especialização em Cinema da UFN e orientação de Felix Rebolledo.

Além dos filmes da Especialização em Cinema, os acadêmicos da disciplina de Cinema II do curso de Jornalismo também estão começando a produção de dois curtas de ficção que serão rodados a partir da segunda quinzena de outubro e lançados até o final do semestre.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *