Eventos movimentam Conjunto III da UFN na noite de ontem


Por Lavignea Witt

 

Vários eventos iniciaram a noite da última quinta-feira, 28, na Universidade Franciscana. O primeiro deles ocorreu na Sala de Exposições Angelita Stefani, no prédio 14, onde aconteceu a inauguração da exposição ”Mostra Moda” promovida pelos acadêmicos do Design da Moda. A exposição reúne e apresenta as peças que foram confeccionadas pelos alunos do curso para serem apresentadas na 3º edição do Pensa Moda que aconteceu no ano de 2018, no Royal Plaza Shopping. Os looks foram elaborados na disciplina de Laboratório de Modelagem Avançada e contaram com temática livre, tendo como referencial as Tecnologias e Sustentabilidade aplicáveis.

O professor de Design de Moda, Junior Ruviaro, 52, relata que o evento teve como temática a sustentabilidade e inovação tecnológica, trazendo “o futuro da moda e o futuro na moda”. Ele falou ainda sobre a questão do uso das reservas naturais, e de que maneiras sustentáveis pode-se produzir vestimentas incluindo a tecnologia no vestuário.

Aula inaugural

Logo após a mostra, aconteceu a aula inaugural  conjunta dos cursos de Jornalismo, História, Design de Moda e do mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (Mehl) — ”Moda, história e relações de poder” — realizada no Salão de Atos do prédio 13.  A palestra foi ministrada pelo professor Paulo Debom, do Centro Universitário Celso Lisboa, do Rio de Janeiro-RJ.

Durante toda a aula, Debom falou sobre o papel da Moda na fabricação da imagem pública de três soberanos franceses: Luís XIV, Napoleão Bonaparte e Napoleão III. Segundo ele, o estudo da moda com as relações de poder, é algo extremamente importante de se saber, não só para quem se interessa por moda mas para qualquer outra área de estudo. ”Estudar isso é uma maneira que nós temos de certa forma de mostrar o que somos, o que pensamos, e ao mesmo tempo de nos colocarmos e contestarmos o que está certo e o que está errado. Vejo a moda como um ponto de excelente veículo de mudança social”, completou Paulo. 

O último compromisso de Debom ocorreu logo após a palestra, quando houve o lançamento do livro “A História da Moda, a Moda na História”, organizado por ele, junto de Joana Monteleone e Camila Borges. O professor autografou dezenas de livros e tirou foto com professores e alunos.

Professor Paulo Debom. Foto: Mariana Olhaberriet/LABFEM.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *