Inscrições abertas para o Concurso Literário Felippe D’Oliveira


Por Bibiana Iop

 

As inscrições do XLII Concurso Literário Felippe D’Oliveira estão abertas até o dia 7 de junho. O concurso, que homenageia a memória do poeta santa-mariense, busca estimular produções literárias de contos, crônicas e poesias, e é dirigido a candidatos de nacionalidade brasileira, residentes no país ou no exterior. Na categoria de crônicas, o texto deve obedecer a extensão máxima de 3 laudas, já na de contos o número máximo de páginas é 10.

Obedecendo ao limite de até três trabalhos por modalidade, os candidatos devem entregar textos inéditos, ou seja, sem publicações nem premiações em outros concursos. As inscrições devem ser entregues na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer no período de 2 de maio a 8 de junho, das 8h às 13h e das 14h às 16h. A Secretaria fica na Rua Venâncio Aires, nº 1934 no prédio da SUCV – 2º andar, junto à sala da Lei de Incentivo à Cultura.

As inscrições enviadas pelo correio terão validade da data de expedição, e a inscrição de cada trabalho deve ser feita separadamente com sua própria ficha, que pode ser encontrada no fim do regulamento disponível no site da prefeitura de Santa Maria. O preenchimento deve ser digitalizado ou em letra de forma.

O texto deve ser colocado em um envelope tamanho ofício com a ficha nº 1 colada no exterior do envelope. A ficha de inscrição deverá ser colocada num envelope menor, identificado externamente pela ficha nº 2, devidamente preenchida. O envelope menor, contendo a ficha de inscrição, deve ser colocado dentro do envelope maior junto ao texto.

O regulamento explica que no texto é obrigatório o uso de pseudônimos, ou seja, não deve conter o nome verdadeiro do autor. Esse pseudônimo deve ir abaixo do título do texto, alinhado à direita. A devida identificação dos concorrentes será feita após a decisão da Comissão Julgadora, quando serão abertos os envelopes com a ficha de inscrição que acompanham o trabalho.

A seleção e classificação será de 26 de junho até 31 de julho, e a divulgação dos resultados está prevista para dia 2 de agosto. A premiação é de R$ 3 mil e um certificado ao primeiro lugar de cada modalidade. Aos demais candidatos, classificados em 2º e 3º lugares, serão entregues certificados de participação. O regulamento ainda prevê um Prêmio de Incentivo Local para cada modalidade no valor de R$ 2 mil, dirigido exclusivamente a candidatos naturais de Santa Maria ou residentes na cidade há mais de dois anos.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *