O Jornalismo e a Publicidade e Propaganda na 8ª Mostra das Profissões da UFN


Por Vitória Gonçalves

 

Visita aos laboratórios dos cursos de Comunicação da UFN. 

A 8ª Mostra das Profissões da Universidade Franciscana (UFN)  que ocorre nesse sábado, 14, no Conjunto III, reúne visitantes que buscam conhecer mais sobre a instituição. Entre os cursos apresentados estão o de Jornalismo, que levou ao hall do prédio 15 a rádio web UFN e as produções impressas do curso,  como as revistas produzidas por alunos, disponibilizadas no estande, e ao lado, o curso de Publicidade e Propaganda.

Os futuros vestibulandos, curiosos por saber mais da área, foram levados para conhecer parte dos laboratórios de comunicação. No estúdio de produção audiovisual, os professores de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda acompanharam os interessados e tiraram suas dúvidas sobre os cursos de Comunicação, exibindo um vídeo que mostrava o restante dos laboratórios dos cursos. As visitas aos laboratórios de comunicação estão ocorrendo durante todo o dia, no prédio 14, conjunto III da UFN.

Visita aos laboratórios dos cursos de Comunicação da UFN. Fotos: Patrício Dias

Os visitantes puderam ouvir dos professores sobre a realidade de ambas as profissões na atualidade. De um lado jornalismo que se encontra afetado pelo avanço das tecnologias e pela tendência ao experimentalismo. Se há uma década atrás o ingresso no curso implicava num direcionamento à atuação de repórter em um veículo em particular, hoje isso acontece de modo mais híbrido.  Os formatos anteriormente tradicionais tais como televisão, impressos, rádio, hoje podem ser encontrados pela via do digital que também abre a possibilidade de outras esferas de atuação, como é o caso das agências nativas digitais tal como  a Pública, a Lupa e o The Intercept.

Já na Publicidade e Propaganda foi destacada a tendência futura de integrar a produção dos conteúdos, uma vez que a comunicação é uma potência que permeia tudo na sociedade. E isso também leva a novos perfis profissionais.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *