Shin Anime Dreamers reuniu todas as idades no domingo


Por Bibiana Iop

 

Universidade Lutus é um grupo de esgrima histórica convidado para todas as edições. Foto: Mariana Olhaberriet/LABFEM

Apesar da previsão de chuva, o calor não deu folga para quem escolheu ir fantasiado no Project: Shin Anime Dreamers no último domingo, dia 14. O ateliê da Estação da Gare se encheu de vida a partir das 14h, quando pessoas de todas as idades começaram a chegar para o segundo dia de evento. Reunindo a cultura pop japonesa e nerd com animes, games, cosplay, atividades e muito mais, o projeto aglomera antigos e novos fãs de diferentes universos.

 Ályssa Kuntz, dona do stand Nekomancia, conta que foi a primeira standista do Shin Anime e que neste ano o público está muito mais diferenciado. “Antes era muito mais fãs de animes, agora tem mais variedades como os fãs de K-pop”, confirma Ályssa.

Samile Ortiz como cosplay de Tsukimi Rito. Foto: Mariana Olhaberriet/LABFEM

Além dos muitos stands que englobam a cultura japonesa, esta edição contou com várias atividades como a Sword Play, o jogo de espadas ministrado pela Universitatis Ludus. Guilherme Dalcin informa que o jogo é para trazer “um gostinho”, para o pessoal experimentar. E quando encontram alguém que goste muito da prática, a pessoa pode ser convidado a participar do grupo. Dalcin também revela que as espadas para atividade práticas são feitas de cano de pvc e EVA de tatami, mas já as de treino de técnica, que não são usadas em combate, são feitas de madeira de Ipê pelo Daniel Albani.

Apesar da grande procura para testar as habilidades de espada, a parte mais esperada ainda é o concurso de cosplay.  Samile Ortiz estava fantasiada de Tsukimi Rito do anime Absolut Duo, ela revela ser a quarta vez que vem participar. “É muito bom estar aqui, poder conviver e conhecer pessoas novas, mas o concurso de cosplay é uma das partes mais esperadas por todo mundo, eu acho”, complementa Samile.

Já  Manuela Kozoroski, que foi fantasiada de Linguini do filme Ratatouille, escolheu participar somente do concurso de foto. “Eu gosto muito de vir de cosplay e tirar foto com todo mundo. Escolhi essa fantasia porque gosto muito do filme e podia representar ele com o meu ratinho, o Fósforo”, diz Manuela.

A vez das famílias

Os jovens são o público alvo do evento, porém a participação de famílias é grande. 

Manuela Kazaroski com seu rato Fósforo, como cosplay de Linguini e Remy. Foto: Mariana Olhaberriet/LABFEM

Alexandra Gessá veio pela primeira vez ao evento com a família, e com fantasia combinando com sua filha. “Meu primo de Porto Alegre sempre participa e falou muito bem daqui. Eu estou achando bem inovador o fato de que pessoal se propõe a participar, e muita gente vem fantasiado”, menciona Alexandra.

Quem foi pela primeira vez também, foi o pequeno Marcelo Benicio, levado por seu pai Marcelo que participa pela terceira vez. “A gente veio fantasiado de família incrível, porque a mãe dele não pode vir junto. Então a gente resolveu se virar”, brinca.

Raíssa, fantasiada de Makise Kurisu do anime Steins Gate, foi para o evento acompanhada do pai César. Ele afirma ter gostado muito do evento, e apesar de não ter ouvido falar dele antes, ficou impressionado quando chegou lá. O pai foi para acompanhar a filha que participaria de seu primeiro concurso de cosplay. “Eu escolhi essa personagem porque ela é muito inteligente apesar da idade, é uma cientista que com 18 anos já publicou uma tese que refuta toda a teoria do pai dela, é incrível” revela Raíssa.

A dona do stand Kawaii Kosturas, Bárbara de Moraes menciona que adora ver todo mundo de cosplay,  porque acha incrível ver público de todas as idades e gostos reunidos. “Fazem dois anos que eu tenho a loja e faço produtos artesanais baseados, principalmente em animes, sempre tentando contemplar essa cultura que todos nós amamos tanto, por isso que estamos aqui”, comenta Bárbara, que também estava fantasiada de Sakura CardCaptor.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *