Vem aí a 76ª Romaria da Medianeira


Por Allysson Marafiga

 

Imagem de Nossa Senhora sendo aclamada pelos fiéis. Foto: Karina Freitas – Arq de Santa Maria

O maior evento religioso da cidade está em fase de preparação. A 76ª Romaria Estadual da Medianeira ocorre no próximo domingo, dia 10, no Santuário da Basílica da Nossa Senhora Medianeira. Promovido pela Arquidiocese de Santa Maria, o tema da edição deste ano é “Com Maria às pressas em missão” e tem como lema “Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem”. De acordo com a assessoria de comunicação da Arquidiocese, a escolha do lema e tema ocorreram, entre os meses de março e abril, em uma reunião conjunta com o Conselho Paroquial do Santuário, o Vigário Geral, Pe. Ruben Dotto e o Arcebispo, Dom Hélio Adelar Rubert.

A assessora de comunicação da Arquidiocese, Karina Freitas, afirma que a expectativa para esse ano é ultrapassar o público do ano anterior, enfatizando ainda a grandiosidade do evento, não só para o município, mas também para todo o estado. São esperados mais de 400 mil peregrinos, que buscam pedir e agradecer às graças alcançadas através da Mãe Medianeira.

A atividades começam no sábado, dia 09, às 15h, com a Missa da Saúde que conta com bênção aos doentes no Santuário da Basílica. E pela noite ocorre a Vigília, onde os grupos vão se concentrar até às 5h da manhã. No domingo, dia 10, serão celebradas missas de hora em hora, desde as 5h da manhã até às 18h. A procissão tem como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 8h30, e percorrerá as principais ruas da cidade até a chegada ao Altar Monumento, situado na Basílica da Medianeira. 

Percurso a ser realizado pelos peregrinos no domingo. Imagem: Google Maps

A Missa Principal será celebrada pelo Bispo Diocesano de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, o Reitor do Santuário da Basílica, o Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert, e demais padres e diáconos. Neste dia, no Parque da Medianeira e entorno da Basílica estarão disponíveis tendas para a comercialização de artigos religiosos e lanches. 

Resíduos acumulados

Devido a circulação de muitas pessoas no dia da Romaria, muitos resíduos se acumulam nas ruas. Pensando em ações de sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza containers no local para que o material tenha uma destinação correta. Já a limpeza fica a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do Município. Entramos em contato com a secretaria, mas até o encerramento desta matéria não obtivemos um retorno.

Matéria produzida por Gabriela Flores Neto e Allysson Marafiga, na disciplina de Produção da Notícia do curso de Jornalismo da UFN.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *