Vestibular 2022 UFN: candidatos aguardam ansiosos a abertura do portão


Por Vitória Gonçalves

 

Agostinho Soares,16, faz o vestibular pela primeira vez para Medicina. Foto: Eugênio Piovesan

Nessa sexta-feira, 03, ocorre o vestibular de verão da Universidade Franciscana, e 732 candidatos se reúnem em frente ao prédio 15 para aguardar a abertura do portão, que ocorre às 12h30 com acesso pela rua Duque de Caxias, conjunto III.

A vestibulanda Mariana Steffanello Bernhard, 17 anos, conta que está tentando, pela primeira vez, ingressar no curso de medicina.

Vindo de Arroio do Tigre, acompanhada de sua mãe, Mariana comenta que ter ela por perto é o apoio principal para esse momento, “independente de onde vou, ela vai sempre me apoiar. Ela me passa muita calma, muita tranquilidade, um apoio muito forte para mim. Meu pai também, mas ele não pode estar aqui”, mencionou. A vestibulanda estudou durante um ano para realizar o exame, “eu vou tentar dar o meu melhor, não sei se vai ser fácil ou difícil, mas vou fazer o possível”, comentou, “significa muito para mim passar no vestibular de medicina, vai ser um passo muito grande, tanto na questão de mudar de vida, quanto tentar algo novo”, acrescentou.

Fernanda Gubiani Steiger, 17 anos, está no terceiro ano do ensino médio e no seu primeiro ano de cursinho para realizar o exame para medicina, “a expectativa é grande. É uma grande conquista, apesar de cursar ou não, o primeiro bixo medicina marca qualquer um”, comentou a vestibulanda. Vindo de São Martinho, é a primeira vez que Fernanda se candidata ao processo seletivo da UFN.

O candidato Agostinho Soares, 16 anos, natural de São Chico, reside em Santa Maria há três anos, está no terceiro ano do ensino médio e está realizando pela primeira vez o vestibular para medicina. Agostinho estudou durante um ano no cursinho do Totem e suas expectativas são boas, “se manter igual os modelos anteriores, acho que vai ser fácil, talvez a redação seja mais complexa de elaborar, porque o tema às vezes é algo mais filosófico, mas acredito que pela prática vai ser simples”, comentou o vestibulando, “a escolha pela UFN foi pela estrutura, pelos professores, gosto do modelo da prova, pelo que eu li no site, o curso é bem bacana”, destacou.

Os professores dos cursinhos acompanharam seus alunos durante a espera da abertura do portão, Andreza Bolzan, professora de Biologia do Totem, foi uma delas. A orientadora destaca a importância de acompanhar os vestibulandos nesse momento, “para eles passa, principalmente, a questão de segurança, da gente estar com eles todo processo de aprendizado e conhecimento durante o ano inteiro, estar com eles também nesse momento, minutos antes de entrar para prova. Eles se sentem seguros, eles se sentem abraçados, acolhidos e isso com certeza faz diferença na tranquilidade deles na realização das questões”. A professora comenta suas expectativas com a prova, “a UFN normalmente na minha área, que é biologia, tende a manter um padrão. A gente acredita que os conteúdos e a forma que eles vão abordar as questões não mudem muito, e mesmo em função do último processo ter sido pelo Enem, a gente acredita que vai estar tudo dentro do padrão UFN de prova normal”, destacou.

A abertura dos prédios vai acontecer às 13h no Prédio 13 do Conjunto III e a prova vai iniciar às 13h30 com duração de 5h.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *