O Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES), criado em 1995, é uma forma alternativa de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele é realizado em três etapas durante o ensino médio: uma prova no final do primeiro ano, outra no final do segundo e uma última, no final do terceiro.
Às 9h30m da manhã de hoje foi divulgado, na Câmara Municipal de Vereadores, o listão com os nomes dos mais de 400 novos acadêmicos da UFSM. Estiveram presentes na solenidade a presidente do legislativo, Anita Costa Beber, o reitor, Clóvis Lima, e o presidente da Comissão Permanente de vestibular (Coperves), Dariu Trevisan. A maioria dos candidatos preferiu conferir o resultado em casa, assim o plenário da Câmara não estava muito cheio.
A emoção tomou conta dos aprovados que estavam presentes na solenidade. Gritos de euforia e choro de felicidade marcaram a divulgação dos aprovados. “Estou muito feliz, espero que seja um ano maravilhoso, novos amigos e novos professores”, disse a futura acadêmica de Farmácia Fernanda Pavani Stamm, de 17 anos. Liara Rocha acompanhou a sua afilhada Liziana Soares Ferreira, 17 anos, que cursará medicina. “Eu estou muito feliz, isto é resultado de três anos de esforço e dedicação. Agora tudo compensado”, disse a futura médica.
O reitor congratulou os aprovados: “quero dizer para aqueles que conseguiram a vaga que a universidade os recebe de braços abertos. Meus parabéns”. E pediu para aqueles que não passaram que não desanimem.