O curso de Publicidade e Propaganda da Unifra vem abrindo uma oportunidade para os alunos do curso desenvolverem a criatividade e adquiriem relações com a carreira profissional. É através da Gema – agência experimental de propaganda – que tudo isto é colocado em prática.
A Gema oportuniza aos acadêmicos a chance de lidar com a profissão durante a formação universitária. A coordenadora da Gema, Laíse Zappe Loy, conta que a idéia principal é que os alunos participem de todo o processo, que abrange o atendimento ao cliente, a criação e o encaminhamento ao material publicitário socilicitado. Ela ressalta que o trabalho da Gema é feito somente pelos alunos, mas que todo trabalho tem orientação de docentes.
Sendo assim, o comprometimento dos alunos é muito grande pois lidam com clientes externos “São clientes reais, tanto da Unifra quanto de fora como ONGs e entidades sem fins lucrativos, os alunos estão sempre em exercício”.
Os alunos acreditam que trabalhar na Gema é uma oportunidade única de adquirir mais experiência e que conta no currículo quando forem em busca do primeiro emprego. O acadêmico Daniel Jardim (à direita), que trabalha na parte de direção de arte, está há um semestre na agência e concorda que o melhor desta experiência é o aprendizado.
Já o redator Lucas Barbará Guillande (à esquerda) acha que a oportunidade é boa porque o fato de os clientes serem reais torna tudo muito parecido com o mercado de trabalho.
O ex-aluno Marcio Negrini (à direita) ficou um ano e meio na Gema e conta que saiu porque surgiu uma oportunidade de ir para uma agência santa-mariense. Ele diz que a passagem pela Gema foi determinante porque ele pôde amadurecer e levar suas experiências para o mercado.
Todos os trabalhos realizados pela Gema são importantes, mas para cada um dos aprendizes e monitores existe um trabalho de maior destaque. Para Lucas, seu segundo trabalho na agência o marcou bastante, pois ainda começava a matéria de redação no curso e teve de fazer textos sobre um palestrante do Ibope em vários formatos: para cartazes, anúncios de jornal e spots para rádio.
A aluna Ana Carolina Fernandes, que trabalha no departamento de atendimento há quatro meses, lembra da premiação no 19º Salão de Propaganda em 2006, quando a Gema ganhou o melhor cartaz na categoria Banco.
Outros alunos destacam a campanha de prevenção da gravidez na adolescência do Rotary SM, assim como trabalhos gráficos das semanas acadêmicas da Unifra.T ambém vem sendo realizado um projeto com o CACC (Centro de Apoio à Criança com Câncer).
Para a coordenadora, o dia-a-dia é o destaque. “Cada trabalho é superado, pois a proposta da agência experimental é a criatividade”, ressalta.
A sede da Gema fica no Conjunto III da Unifra , prédio 14 no sexto andar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
Da Gema o início de tudo…
Sobre a criação do nome Gema à agência experimental, Laíse conta que foi idéia das primeiras turmas associar gema ao galo, símbolo da Publicidade e Propaganda. Ela diz que a Gema é o início de tudo, que só depois vem o galo, assim como a criação. Mas uma coisa se tem certeza, os acadêmicos do curso estão desfrutando e experimentando sua criatividade.
Fotos: Vinícius Freitas (Núcleo de Fotografia e Memória)