Os portões dos Campus I e II do Centro Universitário Franciscano (Unifra) abriram por volta das 7 horas da manhã. Dos 2.339 candidatos inscritos, 7% não compareceram ao concurso. A prova contou com 60 questões de múltipla escolha. Cerca de 80% dos participantes consideraram a prova de física mais difícil, porém gostaram da redação, que teve como tema a doação de órgãos.
O presidente da Coperves, Jovelino Pozzera, disse que o concurso transcorreu de forma tranqüila. No campus I, não houve a necessidade de atendimento médico. Apenas uma candidata, que estava hospitalizada, teve de fazer a prova fora da universidade.
A prova de inglês esteve acessível, segundo a professora do curso pré-vestibular Master, Denise Braga Lopes. A interpretação de textos, diferente dos anos anteriores, foi mais exigida do que as questões gramaticais, avaliou a professora.
Mais candidatos em 2008
O Vestibular de Verão 2008 teve um aumento de 156 candidatos em relação ao ano passado.
Um projeto comunitário é um dos motivos apontados para o aumento de inscritos no vestibular. O Unifra Comunidade, ação desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão, incentivou moradores de bairros e vilas de Santa Maria a buscar mais qualificação por meio de um curso superior.
O acréscimo do investimento publicitário dos diferentes meios de comunicação também é justificativa para o crescimento do processo seletivo.
O gabarito das provas de hoje e mais informações podem ser conferidos no site.