
A diretora Rosângela Rechia salienta que um dos objetivos da celebração é percorrer todos os caminhos por onde a biblioteca já passou. A abertura do mês de aniversário ocorre na Associação Italiana de santa Maria (AISM), em função do local ter sido a primeira sede da instituição. A idéia de criar a biblioteca, em 1938, veio com um grupo de amigos, liderados pelo francês Henrique Bastide. Amanhã, o coral italiano Giuseppe Verdi faz uma participação especial. Ainda acontece uma exposição do painel histórico da biblioteca, os lançamentos da logomarca e do cartaz dos 70 anos, além da apresentação do DVD Baú do Livro.
O DVD Baú do Livro é um projeto da Associação dos Amigos da Biblioteca, composta por cerca de 40 integrantes. O vídeo registra o trabalho do grupo que ultrapassa as fronteiras da instituição e leva a leitura a distritos, escolas e outras regiões carentes de biblioteca. Para o dia 11, está programada uma tarde festiva e educativa com as crianças das Aldeias Infantis SOS.
Outra meta das comemorações é chegar mais perto do público infanto-juvenil. “Nosso objetivo é atingir todo o público, mas em especial as crianças, com atrações que despertem o gosto pela leitura, depositando a sementinha de futuros leitores”, destaca Rosângela. Ela diz que, com a evolução da internet, o público da biblioteca diminuiu, apesar de os livros contribuírem de forma decisiva na transmissão do conhecimento. Dia 8, Semana da Criança, a programação traz o escritor infantil Kalunga, que apresenta o Show Poético Musical.
Para o dia do aniversário (12/10), a homenagem fica com o Palco da Cultura que encena o espetáculo Santa Maria em Cores e Arte. A apresentação da peça ocorre no Theatro Treze de Maio, lugar no qual a biblioteca ficou por 54 anos, até ser transferida ao ponto atual, no Largo da Locomotiva, na avenida Presidente Vargas.
No domingo, dia 19, o Livro com Arte ganha edição especial no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, com apresentações artístico-culturais. O encerramento dos 70 anos da Biblioteca Pública será no dia 31 de outubro. “Me sinto feliz por ser funcionária da biblioteca há 20 anos e estar participando dos 70 anos como coordenadora e organizadora da programação”, define Rosângela, 29ª diretora da biblioteca.
A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide conta com uma média de 8.000 associados e um acervo de mais de 40.000 livros entre obras científicas, didáticas e literárias. Funciona de segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 18h30min.
Confira a programação completa aqui.
Fotos: Carolina Moro (Laboratório de Fotografia e Memória)