Desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Esse é o objetivo da Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC). A fundação, presente em 105 países, oferece experiências de aprendizado dentro de seus escritórios, trabalhos de voluntariado em ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e programas de estágio profissional no exterior em diversas áreas do meio acadêmico, como as de Administração e Comunicação. Ligada a 1.100 universidades, é composta por 30 mil membros, entre universitários e graduados, com até dois anos de conclusão.
Fundada em 1948 por sete estudantes europeus, a AIESEC pretende estimular o potencial de liderança dos integrantes, para que contribuam de forma construtiva com a sociedade. Na AIESEC o mundo é visto como um ambiente de aprendizagem e a diversidade cultural ensina a conviver e a respeitar as diferenças.
A AIESEC Santa Maria
O escritório santa-mariense da plataforma global foi instalado há 19 anos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e possui 63 membros. De acordo com o presidente Tiago Maciel, a AIESEC tem uma organização empresarial, composta por uma diretoria e áreas como marketing, recursos humanos, finanças e sistemas de informação, coordenadas pelos integrantes. “Trabalhamos com muitas ferramentas avançadas, vindas da AIESEC internacional, que nos tornam pessoas mais preparadas para entrar no mercado de trabalho”, salienta Maciel.
Por intermédio da AIESEC Santa Maria, 150 pessoas já vivenciaram a experiência de estagiar em países estrangeiros. Nesse semestre, 11 pessoas estão viajando pelo mundo. As oportunidades de trabalho no exterior duram entre três meses e dois anos. Para organizá-las existe um banco de dados virtual, onde são armazenados os perfis dos participantes e das vagas oferecidas nas empresas parceiras. Quando as informações são parecidas é feito um contato entre os interressados. Os comitês da associação oferecem uma preparação cultural prévia sobre o país de destino e um suporte na estada.
Para participar da organização de estudantes a pessoa deve ter interesse em trabalhar com assuntos mundiais, de liderança e gestão. O processo seletivo na cidade é anual. Nesse ano, ele ocorre em abril. A divulgação dos selecionados, entre os 300 inscritos, será dia 23 ou 24.
Entre as atividades da AIESEC local, existe o Projeto Geração. Nele, estrangeiros qualificados ensinam sobre empreendedorismo para crianças da 8º série do Ensino Fundamental. Também é realizado um planejamento estratégico dentro de ONG’s.
A AIESEC Santa Maria recebe acadêmicos de qualquer instituição de ensino superior. Uma segunda seleção pode ocorrer nos meses de julho ou agosto. Ela será dedicada a pessoas interessadas em viajar por pouco tempo. Fique atento!
Fotos: Vinícius Freitas (Núcleo de Fotografia e Imagem)