Reter o turista sem precisar amarrá-lo ao pé da mesa, mas sim dar a ele atenção e comodidade. Para fazer parte desse grupo de privilegiados, os interessados devem efetuar sua inscrição através do site que está sendo desenvolvido só para isso. A iniciativa prevê que os visitantes da cidade possam usufruir de hospedagem, alimentação, comércio, entretenimento e roteiros diferenciados com baixos custos e alto conforto.
De acordo com o presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes e Agência de Turismo de Santa Maria (AHTUR), José Henrique Seabra, além dessas vantagens, os visitantes terão, ainda, postos de informações e guias turísticos a sua disposição. “Nossa intenção é demonstrar o quanto esse turista é importante para a nossa cidade, para a nossa região” afirma Seabra.
A proposta sugere oportunizar e incentivar os turistas a permanecerem mais tempo na cidade. Conforme Seabra, isso só vai ocorrer se estabelecimentos convidados aderirem ao programa. “Emitimos os convites, e agora esperamos a adesão. Estamos na segunda fase do programa, estruturando ele, o que só vai acontecer se houver o comprometimento de todos os estabelecimentos”, menciona.
O programa é uma iniciativa da Cooperativa de Desenvolvimento Turístico – Comunitá, desenvolvido em parceria com a Associação de Hotéis, Restaurantes e Agência de Turismo de Santa Maria (AHTURR), a Câmara de Comércio e Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Centro Universitário Franciscano – UNIFRA , Prefeitura Municipal e Associação de Jovens Empreendedores – AJESM.