Falar de dieta sem atrelar aos padrões de estética atual é uma tarefa difícil. Porém, conforme a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Drª Jussara Carnevale de Almeida, mais difícil que isso é convencer as pessoas de que os padrões de estética instituídos não servem como reflexo da população em geral. Na sua explanação intitulada “A dieta da moda” a professora falou de suas preocupações com os regimes que prometem milagres e apresentou pesquisas que avaliaram a eficiência das dietas atuais.
Dieta do ponto Z, Vigilantes do peso, dietas de Aktin, do mediterrâneo, do tipo sangüíneo, entre tantas outras opções. Jussara falou dos esforços exigidos nessas dietas e destacou a necessidade de maiores cuidados quando o assunto é sobrepeso e obesidade comprovada, já que esse grupo é bastante atingido pelo interesse em relação às novas dietas. “Não tem como falarmos em dietas da moda, sem lembrarmos dos casos de sobrepeso e de alta obesidade” menciona. Conforme a professora, pelas estatísticas sobre obesidade em 2002, 40% da população brasileira já sofria com obesidade.
Mas entre os fatores mais importantes da dieta, a palestrante falou da necessidade de um bom acompanhamento do paciente: “Temos que descobrir um meio de mantermos nossos pacientes sempre motivados, porque a perda de peso é longa, e deve estar associada a prática de exercício físico”.
Para a acadêmica do segundo semestre de Nutrição, Caroline dos Santos, as dicussões do simpósio trazem mais segurança e conhecimento para os futuros profissionais. “Acho que é importante nós sabermos como os profissionais já renomados atuam, pois penso que o grande foco da nutrição é descobrir como trabalhar para conscientizar a população de que se deve ter uma alimentação balanceada” ressaltou.
O simpósio comemorativo aos 10 anos do curso de Nutrição, acontece até a sexta-feira, 28 de agosto. De acordo com a coordenadora da graduação em Nutrição, Vanessa Kirsten, o evento reflete o amadurecimento do curso ao longo destes 10 anos. “Programamos essa atividade desde o início do ano, com todos os cuidados para que fosse realmente um presente aos professores e ao alunos do curso. Através do simpósio, nós pretendemos agradecer a todas as pessoas que tiveram participação na evolução do curso de Nutrição” afirmou. As discussões ocorrem no Salão de Atos do Conjunto I da Unifra.
Clique aqui e confira a programação do Simpósio.