“Ainda não me realizei como homem público, porque um homem só se realiza na plenitude quando pode governar a cidade onde vive”. As palavras proferidas pelo novo prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), revelam que 2009 é um ano para concretizar sonhos. Após décadas de vida política, o santa-mariense concretizou o seu maior desejo: governar a cidade natal. A solenidade de posse ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 1°, na Câmara de Vereadores, onde também foram empossados o vice-prefeito, José Farret (PP), e os vereadores.
O plenário da Câmara não comportou o número de pessoas que foram prestigiar a cerimônia e algumas acompanharam a posse pelo telão colocado no salão do local. Além da população que apoiou a coligação Juntos por uma Santa Maria Melhor, nas eleições de 5 de outubro de 2008, diversas autoridades políticas, religiosas, educacionais e civis estiveram presentes.
A mesa foi presidida pelo então presidente da Câmara, Vilmar Galvão (PT), que cedeu lugar ao vereador mais votado, João Carlos Maciel (PMDB). Como primeiro secretário temporário foi chamado Tubias Calil (PMDB) e como segundo, Sergio Cechin (PP). Também estavam presentes o senador da República Pedro Simon (PMDB), Schirmer e Farret.
No primeiro momento, os quatorze novos vereadores (veja os nomes abaixo) prestaram juramento, entregaram a declaração de bens, diplomas e assinaram o termo de posse. No decorrer do cerimonial foi a vez de Cezar Schirmer ser empossado. No discurso, o político enfatizou que o município é uma usina de sonhos onde a prioridade é a geração de empregos. “As portas da prefeitura estão abertas a apoiar aqueles que desejam gerar um emprego, quanto para aqueles desejam gerar 100”. O governante também comentou sobre a importância de priorizar as promessas feitas durante a campanha, como a da saúde e educação, e relembrou a infância.
Schirmer comentou uma das primeiras ações de seu governo, que será a montagem de um portal na internet. Segundo o prefeito, o site trará informações sobre sua administração e dará eficiência à gestão pública. “Não se trata de uma medida excepcional, é uma medida elementar”, elucida.
No final da cerimônia, religiosos foram até a mesa e o bispo D. Hélio Hubert rezou o Pai-Nosso junto com todos os presentes. Após, foi realizada uma solenidade que elegeu o corpo diretor da casa, composto por João Carlos Maciel, presidente; Admar Pozzobom (PSDB), vice-presidente; Luiz Carlos Ávila (PT), primeiro secretário; Maria de Lourdes Castro (PMDB), segunda secretária; e Jorge Ricardo Xavier (PR do B), suplente.
Uma transmissão de cargo amigável
Na Prefeitura Municipal de Santa Maria o ex-prefeito Valdeci Oliveira (PT) cumprimentou Cezar Schirmer e destacou que quem ganha é Santa Maria. Ele disse se despedir de cabeça erguida, pois a sua permanência no cargo foi tempo suficiente para construir um mandato. “Repasso a prefeitura e o gabinete melhor do que encontrei há oito anos”, narra.
Schirmer saudou Valdeci pelo tempo de mandato, citou a relevância dos servidores municipais para seu trabalho e reafirmou o compromisso com o povo santa-mariense.
Nomeando-se como primeiro empregado do povo de Santa Maria, falou da necessidade da união de todos os partidos para compor o ‘Partido de Santa Maria’. “Assumo a prefeitura não como peemedebista, mas como cidadão santa-mariense”, finalizou. No ato, Cezar chamou à mesa o secretariado (veja os nomes abaixo).
Sob os olhares atentos do público, o representante do Senado, Pedro Simon, mencionou a união de Schirmer e Farret como sendo o início de uma nova cidade. “Santa Maria terá espaço de liderança no comando do Rio Grande do Sul”, discursou.
Confira os vereadores e secretários municipais empossados:
Vereadores: Admar Pozzobom (PSDB), Alamir Tubias Calil (PMDB), Helen Martins Cabral (PT), João Carlos Maciel (PMDB), Jorge Carlos Trindade Soares (PT), Jorge Ricardo Xavier (PR do B), Luiz Carlos Ávila da Silva (PT), Manoel Renato Teles Badke (DEM), Maria de Lourdes Ramos Castro (PMDB), Marion Mortari (PP), Paulo Airton Denardin (PP), Sandra Maria Rebelato (PP), Sergio Cechin (PP) e Werner Rempel (PT).
Secretários municipais: José Farret, da Saúde; Antônio Carlos de Lemos, das Finanças; Carlos Brasil Pippi Brisola, da Administraç&at
ilde;o e Desenvolvimento Humano; Giovani Carter Mânica, chefe de gabinete; Haroldo Rios Pouey, de Obras e Serviços Urbanos; Júlio Francisco Rasquim, chefe do Escritório da Cidade; João Luiz de Oliveira Roth, da Cultura; Jorge Cladistone Pozzobom, de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos; Pedro Lecueder Aguirre, da Educação; Rodrigo Menna Barreto, de Desenvolvimento Rural; Sérgio Renato de Medeiros, de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana; Tubias Calil, de Esporte e Lazer; e Nabor Ribeiro, coordenador da Aceleração do Crescimento.
Fotos: Evandro Sturm (Laboratório de Fotografia e Memória)