A Redação do Vestibular 2010 da Unifra, realizada no primeiro dia de provas, teve como tema o papel da imprensa na sociedade. A reitora Irani Rupolo expôs sua opinião acerca do assunto.
Para a reitora Irani Rupolo, o tema foi atual e agradou os vestibulandos. “A mídia também educa, orienta para diversas questões, e contribui efetivamente para o bem-estar da sociedade”, explana. Segundo ela, os textos de auxílio não deixaram dúvidas de como a redação deveria ser desenvolvida.
A reitora ainda comenta a relação do tema com a discussão da formação jonalística ou a não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. “Talvez, subliminarmente, o tema tenha passado essa idéia. Se foi essa a intenção de quem elaborou, foi muito feliz”, e ainda comenta que quem trabalha na mídia deve ser formado e bem preparado, como em qualquer outra profissão.
Três textos ilustraram o tema e auxiliaram os vestibulandos para a elaboração da redação. A orientação para a escrita do texto desafiou os alunos a transcreverem suas opiniões: “Em um texto dissertativo-argumentativo, discuta qual deve ser o papel da imprensa, em sua opinião, e se ela cumpre esse papel”.
O índice extra-oficial de abstenção neste segundo dia de provas da Unifra, segundo a Coordenação de Seleção e Ingresso, é de 7,3%, o que corresponde a 166 candidatos ausentes ao Vestibular de Verão.
O listão dos aprovados sai na sexta-feira, dia 18, às 15 horas, com transmissão da equipe de Radiojornalismo, pelas rádios Caraí FM 106.3 e Rádio Web Unifra.
Foto: Gabriela Perufo (Laboratório de Fotografia e Memória)