Santa Maria, RS (ver mais >>)

Santa Maria, RS, Brazil

9° Forum de Comunicação abre inscrições

 comunicacao2011p.jpg O 9° Fórum de Comunicação Unifra 2011 que acontece nos próximos dias 14,15 e 16 de junho traz como tema o debate sobre a concepção de que " No mundo digital ser profissional é ter mais conteúdo".

As inscrições estão abertas. Elas devem ser feitas somente on line, até o dia 13 de junho no site da Unifra. 

 Na sua nona edição, o Fórum é uma tradição dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifra. A temática dessa edição discute a profissionalização no mundo digital e a produção de conteúdo, reunindo especialistas em comunicação e de áreas afins no debate do assunto e na produção de oficinas.  

Programação :

Turno 14/06 15/06 16/06
8h30min ALEXANDRE SKOWRONSKY (PP)(A era do valor no mundo Digital) MARSAL AVILA ALVES BRANCO (Games, a comunicação em upgrade) (PP) MATEUS PIVETA (Pensadores multimídia. Nem on, nem off) (PP)
10h30min BYRON CASTRO CERDA (Vida Digital)(PP) LUÍS GUSTAVO RAYS Oficina (A linguagem musical)(PP) SAMANTHA CARVALHO (Mobile?) (PP) 
       14h às 18h BYRON SEGUNDO CASTRO CERDA (Produção de Vídeo no After effects) (PP) Comunicação Integrada e as mídias digitais (Mariana Hansel) (PP)Repetição e Acaso: a palavra poética na performance intermídia Pletórax (Marcelo Sahea) (PP) Oficina de Cobertura Colaborativa (Andressa Quadro) (Jornal) Oficina Possibilidades de conteúdo, seeding e relacionamento nas mídias sociais para jornalistas (Ana Brambilla) (Jornal) Oficina Cobertura jornalística em rádio hipermidiático: narrativa multimídia e produção multiplataforma (Debora Lopez) (Jornal) Palestra: Inovação Aberta e o Battle of Concepts (Fabiana Tarabal Oliveira) (PP)Oficina: Processo Criativo com foco em Inovação (Diogo de Souza Dutra) (PP)Marsal Alves Branco (Planejamento de Comunicação para Jogos Digitais) (PP) Trilha musical (Luís Gustavo Alonso Rays) (PP) Oficina de Cobertura Colaborativa (Andressa Quadro) (Jornal) Oficina de Blogs Jornalísticos (Carla Schwingel) (Jornal) Oficina Olha quem está falando também: produção de conteúdo para marcas (Larissa Magrisso) (Jornal) Vamos pensar multimídea. Nem on, nem off (Mateus Piveta) (PP)Plataformas móveis no planejamento de mídia (Samantha Carvalho) (PP) A criação na era digital: Técnicas para fugir dos clichês (Julian Medeiros) (PP) Oficina Narrativas multimídia e interativas no jornalismo do século 21: ferramentas livres. (André Deak) (Jornal) – Oficina de Assessoria de Imprensa Multimídia. Com a jornalista e professora Morgana Hamester (Jornal)
18h25min   DÉBORA LOPEZ (Rádio e convergência: aproximações à narrativa multimídia no radiojornalismo hipermidiático) (Jornal) LARISSA MAGRISSO (Olha quem está dialogando agora – As marcas e o consumidor nas redes sociais) (Jornal) ANDRÉ DEAK (Narrativas multimídia e interativas no jornalismo do século 21) (Jornal)
20h30min ANA BRAMBILLA (Mídias Sociais aplicadas ao Jornalismo) (Jornal) CARLA SCHWINGEL(Os processos de Produção do Jornalismo Digital) (Jornal) JORGE LA FERLA (Cinema, vídeo e multimídia: as transformações do audiovisual (Jornal)

 

Quem é quem no 9º Fórum de Comunicação Social

Marsal Alves Branco

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mestre em Comunicação Social – estudos midiáticos –Unisinos. Doutorando em Comunicação Social – estudos midiáticos – Unisinos, Coordenador e professor do curso superior de jogos digitais – Feevale. Sócio – diretor da Ilinix entretenimento – desenvolvedora de jogos e conteúdos digitais.

Mateus Kirinus Piveta

Executivo de planejamento do grupo competence, pós-graduado em marketing estratégico pela ESPM, e bacharel em publicidade e propaganda pela UNIFRA. Atua há 4 anos no mercado de estratégia, marketing e gestão de marcas. Atualmente faz parte do grupo de planejamento do Rio Grande do Sul, na diretoria de Relações com o Interior. 

Luís Gustavo Carvalho Alonso Rays

Mestre em música popular/guitarra, Unicamp. Bacharel em música Erudita/ violão, UFSM. Professor, monitor da disciplina de Improvisação do curso de bacharelado/ música da Unicamp. Comtemplado com uma bolsa de Estudos oferecida pela Berklee College of music em outubro de 2001: Berklee Entering Student Tolent (BEST) Scholarship. Estudou como compositor de Jazz Charlie Banacos (Boston, MA – 2003). Professor de violão no projeto TIM músicas nas escolas (2008). 

Byron Segundo Castro Cerda

Formado em Publicidade e Propaganda pela Unifra, trabalhou  para a belief design Los Angeles e grupo newcomm, atualmente é motion design, free lancer e trabalha para estúdios e agências do Brasil e Exterior. 

Fabiana Tarabal Oliveira

Graduada em Relações Internacionais na PUC/MG e com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Possui experiência na área de relações institucionais e projetos, prestando assessoria às empresas em gestão da inovação, planejamento e organização de ações de inovação aberta. Atuação no desenvolvimento de parcerias entre entidades locais e internacionais, empresas e institutos de pesquisa.  

Samanta Carvalho

É jornalista com pós graduação em gestão empresarial. Trabalhou na TV Assembléia, TV COM e RBS TV. Hoje é sócia diretora da Queen Mob, Agência especializada em estratégias para plataformas móveis. 

Alexandre Brandão Skowronsky

Sócio Diretor da GlobalComm Comunicação. Publicitário. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade & Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FAMECOS – PUC/RS. Pós-graduado. Desenvolve esta atividade há mais de 16 anos. Atualmente, além de comandar a área de relacionamento e novos negócios da GlobalComm, é responsável pelo Planejamento Estratégico dos clientes Ramarim, Grupo Record RS, Prefeitura de Porto Alegre, FSG, Visa Net Sul, entre outros. Sócio fundador da primeira agência de endomarketing do país, HappyHouse Brasil atua no conselho de administração. Possui ampla participação em cursos de Marketing realizados no exterior e por entidades locais, entre eles: “Marketing de Relacionamento”, “Aprendendo a Conquistar e Fidelizar Clientes”, por Ray Jutkins, Disney University Professional Devolopment Programs, Management e Service Disney Style, (Atendimento a Clientes no Estilo Disney), por Valerie Berle – USA, “Spirit of Enterprise”, (Em Busca do Espírito Empreendedor) por Larry C. Farrell – Flórida USA. Foi, também, Diretor de Marketing da ADVB/RS, na gestão 96/98. Tem atuado participando das principais entidades do setor, como: ARP – Associação Riograndense de Propaganda, ABAP e ALAP. Esteve diretamente envolvido como presidente no 5º Fórum Mundial de Comunicação Social que ocorreu em março deste ano.

 Julian Medeiros

Editor e finalizador de video no núcleo audiovisual da Unifra 2007/2008, Produtor Gráfico/ Diretor de Arte – Agência Sinapse 2009/2010, Diretor de Arte – Agência Gesttione 2010/2011, Bacharel em Publicidade e Propaganda – UNIFRA – 2009.  

Mariana Dubou Hansel

Publicitária graduada pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Especialista em Comunicação Empresarial pela UNISC.Participou de cursos como Atendimento ao Cliente – Globo (Espaço Aprender), Marketing de Relacionamento – Globo (Espaço Aprender), Gestão de Marketing – SEBRAE, Gestão da Inovação – SEBRAE, Marketing na Prática e Técnicas de Vendas – CACISM. Em fase de conclusão, cursa o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM e o Treinamento de Alta Performance Master Mint de Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz.  Trabalhou como Marketing na RBS TV de Santa Rosa e atualmente é sócia diretora da empresa Adesivos de Parede localizada em Santa Maria-RS. 

Diogo de Souza Dutra

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, além de técnico eletrônico e é um apaixonado por tecnologia. A engenharia apareceu desde muito cedo como área de atuação pretendida. Tecnologia e a possibilidade de atuar diretamente nos problemas da sociedade propondo soluções reais sempre foram o grande atrativo desta área de atuação. Foi, portanto, nesse sentido que a especialização em Engenharia Mecatrônica se mostrou a especialização mais indicada, dado os objetivos citados. O poder de atuação da Mecatrônica em intersecção com diversas áreas do conhecimento possibilita a utilização da tecnologia para solucionar problemas, até mesmo melhorando a eficiência, em áreas como educação, habitação, transporte e etc.Na metade do ano de 2007, juntamente com Miguel Chaves e Daniel Damas fundou o grupo CAOS visando uma atuação mais efetiva da solução de problemas. O escritório CAOS começou, dessa forma, a estudar o Design em Engenharia, que são as teorias de criação e desenvolvimento de soluções independentemente da área de atuação. Esse aprofundamento fez com que tivéssemos contatos com outros tipos de teorias de Design e com teorias de criatividade em áreas diversas como Marketing e Publicidade.Na metade do ano de 2008 foi aceito para um intercâmbio de um ano e meio na École des Mines de Paris. Nesta escola de grande renome na França, de onde saem a grande maioria dos CEO’s das multinacionais francesas, Diogo Dutra teve contatos com uma nova e promissora teoria em Concepção e Design. Neste período ele teve aula com os professores Armard Hatchuel, Benoît Weil e Pascal Le Masson, criadores da Teoria C-K, hoje a teoria adotada pelo SIG (Special Interest Groups) "Design Theory" da "Design Society"Hoje, inicia um mestrado na USP com foto no estudo acadêmico das teorias de Design, aprofundando e contribuindo para a construção da Teoria C-K. 

Andre Deak

Pós-jornalista, produtor multimídia, professor, trabalha há mais de 10 anos com projetos para comunicação na internet. Co-fundador da Casa da Cultura Digital, de onde coordena o site Jornalismo Digital.org e outros projetos. Co-organizador do livro Vozes da Democracia, da ONG Intervozes. Foi repórter freelancer para as revistas Rolling Stone, Carta Capital, Caros Amigos, Educação, Fórum e outras, quando produziu reportagens de quase todos os países da América do Sul e Europa ocidental. Depois foi para Brasília ser editor executivo multimídia durante o processo de reformulação e deschapabranquização da Agência Brasil, até 2007. No ano seguinte, gerente de comunicação da CPFL Cultura – onde realizou o projeto de digitalização, indexação e disponibilização online do acervo de 2 mil horas do programa Café Filosófico. Prêmio Vladimir Herzog 2008, categoria internet. Ministra cursos e palestras sobre jornalismo online e interfaces interativas (USP, UFSC, PUC-SP, Unimep, Cásper Líbero, Faap, Comunique-se, Diários Associados, Abraji, Editora Abril, entre outros). Mestrando da ECA-USP na área interfaces sociais da comunicação. 

Ana Brambilla

Ana Brambilla é jornalista, mestre em Comunicação e Informação e dedica-se ao estudo e ao mercado de práticas colaborativas em mídias digitais. Trabalhou na Editora Abril, em São Paulo, como editora de conteúdo colaborativo e como editora de Mídias Sociais do portal Terra Networks; lecionou em cursos de graduação e pós-graduação no Paraná, em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre os anos de 2004 e 2009 foi cidadã repórter do noticiário sul-coreano OhmyNews, tendo participado do Fórum Internacional de Cidadãos Repórteres em Seul, em 2005 e 2006. Ana é blogueira desde 2003, entusiasta das redes sociais e do jornalismo cidadão.

 Debora Cristina Lopez

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, mestre em Letras pela Unioeste e graduada em Jornalismo pela UEPG, é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e da graduação em Jornalismo do campus Frederico Westphalen da mesma instituição. Coordena o grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo, onde desenvolve pesquisas sobre a interface entre rádio e convergência através de projetos financiados pelo CNPq/Capes e pela Fundación Carolina. 

Jorge La Ferla

Professor Titular da Universidad de Buenos Aires e da Universidad del Cine, 1991/2009, Profesor convidado da Universidad de Los Andes, Bogotá, 1994/2009. Realizador de vídeo, TV e multimídia. Foi professor convidado de pós-graduação em instituições e universidade na Alemanh, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Israel, Itália, México, Peru, Paraguai, Suiça, Uruguay e Estados Unidos. Curador de mostras de cinema e vídeo na América Latina: Extranjerias, Buenos Aires, 2009; VideoZone, Tel Aviv, 2008; Visionários, Banco Itaú, 2008; TandilCine, Tandil, 2008; Festival de la Imagen, Medellín, 2008, Festival Internacional de Curtas Metrajes, Belo Horizonte, 2004; L.A. Freeways, Los Angeles/USA, 1995, entre outros. 

Carla Andrea Schwingel

Jornalista (Fabico/UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA). Efetuou pesquisa sobre a composição e a sistemática de trabalho de equipes e grupos de desenvolvimento internet, no mestrado. Trabalhou com a noção de sistemas de produção de conteúdos e ferramentas automatizadas para o processo de produção ciberjornalístico, no doutorado. Especialista em arquitetura da informação de sistemas para a publicação de conteúdos. Realizou estágio doutoral com bolsa CNPq na Universidade do Texas, em Austin – EUA (2006-2007), onde trabalhou no Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Desde 1995 (PROCERGS-VIA-RS), desenvolve produtos e serviços para a internet, tendo em vista a arquitetura da informação e a elaboração de conteúdos para o ciberespaço. Trabalhou na coordenação de pesquisa e metodologias do Fórum da Cultura Digital Brasileira (projeto do MinC e RNP) e integra a Casa da Cultura Digital (SP). Tem experiência em Cibercultura, na área de Comunicação, com pesquisa e ensino nos temas: jornalismo digital, desenvolvimento web, jornalismo, sistemas de publicação, audiovisual, arquitetura da informação, criação e criatividade, teorias do jornalismo, narrativas interativas hipertextuais e desenvolvimento colaborativo na internet. Ganhadora do Prêmio Adelmo Genro de Jornalismo da SBPJOr de Melhor Tese em 2009. 

Larissa Magrisso

Larissa Magrisso é jornalista formada UFRGS. Atualmente é gerente de projetos na agência de comunicação W3Haus de Porto Alegre. Já foi editora assistente e colunista de Zero Hora e editora de notícias do Terra, sendo responsável por grandes coberturas e gerência de projetos no portal.

Andressa Quadro

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Estagiou na TV Campus (UFSM) como produtora, repórter e editora de vídeo de 2009 a 2010. Participou da cobertura colaborativa multimídia dos Festivais Macondo Circus 2009 e Grito Rock Santa Maria 2010 produzindo textos, fotos e vídeos. Junto a demais colegas da comunicação, criou o núcleo de comunicação do Macondo Coletivo, onde atua até hoje. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso o projeto #Comofaz: cobertura colaborativa para a web do 3º Festival de Teatro Independente de Santa Maria, na qual coordenou as produções multimídia de 24 colaboradores, e o Manual #comofaz cobertura colaborativa, sob licença do Creative Commons. Junto ao núcleo de comunicação, realizou o planejamento, a divulgação e a cobertura da 1ª SEDA Santa Maria, coordenou e produziu a cobertura colaborativa multimídia do Festival Macondo Circus 2010 e as coberturas do Obscure Festival 2010 e do Grito Rock Santa Maria 2011

Morgana Hamester

Jornalista, pós-graduanda em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria; atualmente, estudante e pesquisadora na área da comunicação, moda, gestão e cultura. Foi assessora de imprensa do Hospital Universitário de Santa Maria e atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano no Curso de Jornalismo.

 

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

 comunicacao2011p.jpg O 9° Fórum de Comunicação Unifra 2011 que acontece nos próximos dias 14,15 e 16 de junho traz como tema o debate sobre a concepção de que " No mundo digital ser profissional é ter mais conteúdo".

As inscrições estão abertas. Elas devem ser feitas somente on line, até o dia 13 de junho no site da Unifra. 

 Na sua nona edição, o Fórum é uma tradição dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifra. A temática dessa edição discute a profissionalização no mundo digital e a produção de conteúdo, reunindo especialistas em comunicação e de áreas afins no debate do assunto e na produção de oficinas.  

Programação :

Turno 14/06 15/06 16/06
8h30min ALEXANDRE SKOWRONSKY (PP)(A era do valor no mundo Digital) MARSAL AVILA ALVES BRANCO (Games, a comunicação em upgrade) (PP) MATEUS PIVETA (Pensadores multimídia. Nem on, nem off) (PP)
10h30min BYRON CASTRO CERDA (Vida Digital)(PP) LUÍS GUSTAVO RAYS Oficina (A linguagem musical)(PP) SAMANTHA CARVALHO (Mobile?) (PP) 
       14h às 18h BYRON SEGUNDO CASTRO CERDA (Produção de Vídeo no After effects) (PP) Comunicação Integrada e as mídias digitais (Mariana Hansel) (PP)Repetição e Acaso: a palavra poética na performance intermídia Pletórax (Marcelo Sahea) (PP) Oficina de Cobertura Colaborativa (Andressa Quadro) (Jornal) Oficina Possibilidades de conteúdo, seeding e relacionamento nas mídias sociais para jornalistas (Ana Brambilla) (Jornal) Oficina Cobertura jornalística em rádio hipermidiático: narrativa multimídia e produção multiplataforma (Debora Lopez) (Jornal) Palestra: Inovação Aberta e o Battle of Concepts (Fabiana Tarabal Oliveira) (PP)Oficina: Processo Criativo com foco em Inovação (Diogo de Souza Dutra) (PP)Marsal Alves Branco (Planejamento de Comunicação para Jogos Digitais) (PP) Trilha musical (Luís Gustavo Alonso Rays) (PP) Oficina de Cobertura Colaborativa (Andressa Quadro) (Jornal) Oficina de Blogs Jornalísticos (Carla Schwingel) (Jornal) Oficina Olha quem está falando também: produção de conteúdo para marcas (Larissa Magrisso) (Jornal) Vamos pensar multimídea. Nem on, nem off (Mateus Piveta) (PP)Plataformas móveis no planejamento de mídia (Samantha Carvalho) (PP) A criação na era digital: Técnicas para fugir dos clichês (Julian Medeiros) (PP) Oficina Narrativas multimídia e interativas no jornalismo do século 21: ferramentas livres. (André Deak) (Jornal) – Oficina de Assessoria de Imprensa Multimídia. Com a jornalista e professora Morgana Hamester (Jornal)
18h25min   DÉBORA LOPEZ (Rádio e convergência: aproximações à narrativa multimídia no radiojornalismo hipermidiático) (Jornal) LARISSA MAGRISSO (Olha quem está dialogando agora – As marcas e o consumidor nas redes sociais) (Jornal) ANDRÉ DEAK (Narrativas multimídia e interativas no jornalismo do século 21) (Jornal)
20h30min ANA BRAMBILLA (Mídias Sociais aplicadas ao Jornalismo) (Jornal) CARLA SCHWINGEL(Os processos de Produção do Jornalismo Digital) (Jornal) JORGE LA FERLA (Cinema, vídeo e multimídia: as transformações do audiovisual (Jornal)

 

Quem é quem no 9º Fórum de Comunicação Social

Marsal Alves Branco

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mestre em Comunicação Social – estudos midiáticos –Unisinos. Doutorando em Comunicação Social – estudos midiáticos – Unisinos, Coordenador e professor do curso superior de jogos digitais – Feevale. Sócio – diretor da Ilinix entretenimento – desenvolvedora de jogos e conteúdos digitais.

Mateus Kirinus Piveta

Executivo de planejamento do grupo competence, pós-graduado em marketing estratégico pela ESPM, e bacharel em publicidade e propaganda pela UNIFRA. Atua há 4 anos no mercado de estratégia, marketing e gestão de marcas. Atualmente faz parte do grupo de planejamento do Rio Grande do Sul, na diretoria de Relações com o Interior. 

Luís Gustavo Carvalho Alonso Rays

Mestre em música popular/guitarra, Unicamp. Bacharel em música Erudita/ violão, UFSM. Professor, monitor da disciplina de Improvisação do curso de bacharelado/ música da Unicamp. Comtemplado com uma bolsa de Estudos oferecida pela Berklee College of music em outubro de 2001: Berklee Entering Student Tolent (BEST) Scholarship. Estudou como compositor de Jazz Charlie Banacos (Boston, MA – 2003). Professor de violão no projeto TIM músicas nas escolas (2008). 

Byron Segundo Castro Cerda

Formado em Publicidade e Propaganda pela Unifra, trabalhou  para a belief design Los Angeles e grupo newcomm, atualmente é motion design, free lancer e trabalha para estúdios e agências do Brasil e Exterior. 

Fabiana Tarabal Oliveira

Graduada em Relações Internacionais na PUC/MG e com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Possui experiência na área de relações institucionais e projetos, prestando assessoria às empresas em gestão da inovação, planejamento e organização de ações de inovação aberta. Atuação no desenvolvimento de parcerias entre entidades locais e internacionais, empresas e institutos de pesquisa.  

Samanta Carvalho

É jornalista com pós graduação em gestão empresarial. Trabalhou na TV Assembléia, TV COM e RBS TV. Hoje é sócia diretora da Queen Mob, Agência especializada em estratégias para plataformas móveis. 

Alexandre Brandão Skowronsky

Sócio Diretor da GlobalComm Comunicação. Publicitário. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade & Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, FAMECOS – PUC/RS. Pós-graduado. Desenvolve esta atividade há mais de 16 anos. Atualmente, além de comandar a área de relacionamento e novos negócios da GlobalComm, é responsável pelo Planejamento Estratégico dos clientes Ramarim, Grupo Record RS, Prefeitura de Porto Alegre, FSG, Visa Net Sul, entre outros. Sócio fundador da primeira agência de endomarketing do país, HappyHouse Brasil atua no conselho de administração. Possui ampla participação em cursos de Marketing realizados no exterior e por entidades locais, entre eles: “Marketing de Relacionamento”, “Aprendendo a Conquistar e Fidelizar Clientes”, por Ray Jutkins, Disney University Professional Devolopment Programs, Management e Service Disney Style, (Atendimento a Clientes no Estilo Disney), por Valerie Berle – USA, “Spirit of Enterprise”, (Em Busca do Espírito Empreendedor) por Larry C. Farrell – Flórida USA. Foi, também, Diretor de Marketing da ADVB/RS, na gestão 96/98. Tem atuado participando das principais entidades do setor, como: ARP – Associação Riograndense de Propaganda, ABAP e ALAP. Esteve diretamente envolvido como presidente no 5º Fórum Mundial de Comunicação Social que ocorreu em março deste ano.

 Julian Medeiros

Editor e finalizador de video no núcleo audiovisual da Unifra 2007/2008, Produtor Gráfico/ Diretor de Arte – Agência Sinapse 2009/2010, Diretor de Arte – Agência Gesttione 2010/2011, Bacharel em Publicidade e Propaganda – UNIFRA – 2009.  

Mariana Dubou Hansel

Publicitária graduada pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Especialista em Comunicação Empresarial pela UNISC.Participou de cursos como Atendimento ao Cliente – Globo (Espaço Aprender), Marketing de Relacionamento – Globo (Espaço Aprender), Gestão de Marketing – SEBRAE, Gestão da Inovação – SEBRAE, Marketing na Prática e Técnicas de Vendas – CACISM. Em fase de conclusão, cursa o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM e o Treinamento de Alta Performance Master Mint de Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz.  Trabalhou como Marketing na RBS TV de Santa Rosa e atualmente é sócia diretora da empresa Adesivos de Parede localizada em Santa Maria-RS. 

Diogo de Souza Dutra

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, além de técnico eletrônico e é um apaixonado por tecnologia. A engenharia apareceu desde muito cedo como área de atuação pretendida. Tecnologia e a possibilidade de atuar diretamente nos problemas da sociedade propondo soluções reais sempre foram o grande atrativo desta área de atuação. Foi, portanto, nesse sentido que a especialização em Engenharia Mecatrônica se mostrou a especialização mais indicada, dado os objetivos citados. O poder de atuação da Mecatrônica em intersecção com diversas áreas do conhecimento possibilita a utilização da tecnologia para solucionar problemas, até mesmo melhorando a eficiência, em áreas como educação, habitação, transporte e etc.Na metade do ano de 2007, juntamente com Miguel Chaves e Daniel Damas fundou o grupo CAOS visando uma atuação mais efetiva da solução de problemas. O escritório CAOS começou, dessa forma, a estudar o Design em Engenharia, que são as teorias de criação e desenvolvimento de soluções independentemente da área de atuação. Esse aprofundamento fez com que tivéssemos contatos com outros tipos de teorias de Design e com teorias de criatividade em áreas diversas como Marketing e Publicidade.Na metade do ano de 2008 foi aceito para um intercâmbio de um ano e meio na École des Mines de Paris. Nesta escola de grande renome na França, de onde saem a grande maioria dos CEO’s das multinacionais francesas, Diogo Dutra teve contatos com uma nova e promissora teoria em Concepção e Design. Neste período ele teve aula com os professores Armard Hatchuel, Benoît Weil e Pascal Le Masson, criadores da Teoria C-K, hoje a teoria adotada pelo SIG (Special Interest Groups) "Design Theory" da "Design Society"Hoje, inicia um mestrado na USP com foto no estudo acadêmico das teorias de Design, aprofundando e contribuindo para a construção da Teoria C-K. 

Andre Deak

Pós-jornalista, produtor multimídia, professor, trabalha há mais de 10 anos com projetos para comunicação na internet. Co-fundador da Casa da Cultura Digital, de onde coordena o site Jornalismo Digital.org e outros projetos. Co-organizador do livro Vozes da Democracia, da ONG Intervozes. Foi repórter freelancer para as revistas Rolling Stone, Carta Capital, Caros Amigos, Educação, Fórum e outras, quando produziu reportagens de quase todos os países da América do Sul e Europa ocidental. Depois foi para Brasília ser editor executivo multimídia durante o processo de reformulação e deschapabranquização da Agência Brasil, até 2007. No ano seguinte, gerente de comunicação da CPFL Cultura – onde realizou o projeto de digitalização, indexação e disponibilização online do acervo de 2 mil horas do programa Café Filosófico. Prêmio Vladimir Herzog 2008, categoria internet. Ministra cursos e palestras sobre jornalismo online e interfaces interativas (USP, UFSC, PUC-SP, Unimep, Cásper Líbero, Faap, Comunique-se, Diários Associados, Abraji, Editora Abril, entre outros). Mestrando da ECA-USP na área interfaces sociais da comunicação. 

Ana Brambilla

Ana Brambilla é jornalista, mestre em Comunicação e Informação e dedica-se ao estudo e ao mercado de práticas colaborativas em mídias digitais. Trabalhou na Editora Abril, em São Paulo, como editora de conteúdo colaborativo e como editora de Mídias Sociais do portal Terra Networks; lecionou em cursos de graduação e pós-graduação no Paraná, em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre os anos de 2004 e 2009 foi cidadã repórter do noticiário sul-coreano OhmyNews, tendo participado do Fórum Internacional de Cidadãos Repórteres em Seul, em 2005 e 2006. Ana é blogueira desde 2003, entusiasta das redes sociais e do jornalismo cidadão.

 Debora Cristina Lopez

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, mestre em Letras pela Unioeste e graduada em Jornalismo pela UEPG, é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM e da graduação em Jornalismo do campus Frederico Westphalen da mesma instituição. Coordena o grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo, onde desenvolve pesquisas sobre a interface entre rádio e convergência através de projetos financiados pelo CNPq/Capes e pela Fundación Carolina. 

Jorge La Ferla

Professor Titular da Universidad de Buenos Aires e da Universidad del Cine, 1991/2009, Profesor convidado da Universidad de Los Andes, Bogotá, 1994/2009. Realizador de vídeo, TV e multimídia. Foi professor convidado de pós-graduação em instituições e universidade na Alemanh, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Israel, Itália, México, Peru, Paraguai, Suiça, Uruguay e Estados Unidos. Curador de mostras de cinema e vídeo na América Latina: Extranjerias, Buenos Aires, 2009; VideoZone, Tel Aviv, 2008; Visionários, Banco Itaú, 2008; TandilCine, Tandil, 2008; Festival de la Imagen, Medellín, 2008, Festival Internacional de Curtas Metrajes, Belo Horizonte, 2004; L.A. Freeways, Los Angeles/USA, 1995, entre outros. 

Carla Andrea Schwingel

Jornalista (Fabico/UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA). Efetuou pesquisa sobre a composição e a sistemática de trabalho de equipes e grupos de desenvolvimento internet, no mestrado. Trabalhou com a noção de sistemas de produção de conteúdos e ferramentas automatizadas para o processo de produção ciberjornalístico, no doutorado. Especialista em arquitetura da informação de sistemas para a publicação de conteúdos. Realizou estágio doutoral com bolsa CNPq na Universidade do Texas, em Austin – EUA (2006-2007), onde trabalhou no Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Desde 1995 (PROCERGS-VIA-RS), desenvolve produtos e serviços para a internet, tendo em vista a arquitetura da informação e a elaboração de conteúdos para o ciberespaço. Trabalhou na coordenação de pesquisa e metodologias do Fórum da Cultura Digital Brasileira (projeto do MinC e RNP) e integra a Casa da Cultura Digital (SP). Tem experiência em Cibercultura, na área de Comunicação, com pesquisa e ensino nos temas: jornalismo digital, desenvolvimento web, jornalismo, sistemas de publicação, audiovisual, arquitetura da informação, criação e criatividade, teorias do jornalismo, narrativas interativas hipertextuais e desenvolvimento colaborativo na internet. Ganhadora do Prêmio Adelmo Genro de Jornalismo da SBPJOr de Melhor Tese em 2009. 

Larissa Magrisso

Larissa Magrisso é jornalista formada UFRGS. Atualmente é gerente de projetos na agência de comunicação W3Haus de Porto Alegre. Já foi editora assistente e colunista de Zero Hora e editora de notícias do Terra, sendo responsável por grandes coberturas e gerência de projetos no portal.

Andressa Quadro

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Estagiou na TV Campus (UFSM) como produtora, repórter e editora de vídeo de 2009 a 2010. Participou da cobertura colaborativa multimídia dos Festivais Macondo Circus 2009 e Grito Rock Santa Maria 2010 produzindo textos, fotos e vídeos. Junto a demais colegas da comunicação, criou o núcleo de comunicação do Macondo Coletivo, onde atua até hoje. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso o projeto #Comofaz: cobertura colaborativa para a web do 3º Festival de Teatro Independente de Santa Maria, na qual coordenou as produções multimídia de 24 colaboradores, e o Manual #comofaz cobertura colaborativa, sob licença do Creative Commons. Junto ao núcleo de comunicação, realizou o planejamento, a divulgação e a cobertura da 1ª SEDA Santa Maria, coordenou e produziu a cobertura colaborativa multimídia do Festival Macondo Circus 2010 e as coberturas do Obscure Festival 2010 e do Grito Rock Santa Maria 2011

Morgana Hamester

Jornalista, pós-graduanda em Comunicação e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria; atualmente, estudante e pesquisadora na área da comunicação, moda, gestão e cultura. Foi assessora de imprensa do Hospital Universitário de Santa Maria e atualmente é professora do Centro Universitário Franciscano no Curso de Jornalismo.