Na tarde de ontem,9, o curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) esteve presente no lançamento da Revista Feira do Livro 40 anos, na praça Saldanha Marinho. A edição especial foi uma proposta dada à turma do 4º semestre do curso de Jornalismo da instituição, na disciplina de Redação IV ministrada pela professora Glaíse Palma.
Glaíse Palma conta como recebeu a proposta de produção do material. A ideia surgiu em uma das reuniões da Feira do Livro e foi estudada com a turma de Redação IV e um grupo de professores, entre eles, Bebeto Badke que participa há anos da organização da Feira do Livro, Sione Gomes coordenadora do curso, e Iuri Lammel, responsável pelo projeto gráfico do produto experimental.
Em aula foi pensado o texto, capa, legenda, fotos. Além do trabalho da equipe de alunos e professores, a capa foi desenhada pelo artista gráfico Elias Monteiro.
Glaíse Palma comenta a revista não contempla a história dos 40 anos com todos os personagens, atores envolvidos, porque isso seria um trabalho para um livro. “Trata-se sim do empenho em uma retomada singela e despretensiosa para resgatar um pouco da história das quatro décadas da Feira”, avaliou a editora.
Glaíse afirma que cumpriu seu papel como professora e como alguém que já trabalhou na organização da Feira durante os anos de 95 e 96. “A missão está cumprida, os alunos estão felizes, aprenderam, foi uma ideia que deu certo”, confessou a professora.
Para ela, “o Jornalismo da Unifra vem crescendo lindamente, como curso, como escola e na Feira temos espaço com a Assessoria de Imprensa, Publicidade, Laboratório de Fotografia e Memória, Rádio e, agora, esta oportunidade de mostrar que no 4º semestre temos alunos capacitados de realizar um bom trabalho. Não temos intenção de sermos perfeitos, mas sim melhores dentro dos nossos limites”, ressalta a editora.
Um trabalho em equipe
O responsável pela diagramação e layout, o professor Iuri Lammel ressalta que ” o mérito é dos alunos, os protagonistas, pois foram quem produziram os textos. A Feira merece uma homenagem, pois são 40 anos e os alunos estavam motivados em fazer a revista, apesar do pouco tempo. Tivemos um mês. Foi o tempo de produção da revista”.
Ele destaca que interessante é que o processo permitiu avaliar o primeiro trabalho de revista da turma . “Os alunos estão todos alegres com a produção finalizada e de parabéns, junto com a professora Glaíse, por poderem realizar a distribuição para toda a cidade em um momento tão especial como este”, finaliza Lammel.
A acadêmica de jornalismo Carina Carvalho diz que assumir a responsabilidade de elaborar a revista especial dos 40 anos da Feira do Livro, além dos desafios da reportagem, foi uma grande oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido na ‘sala de aula’ para o público. “Ao manusear as páginas fiquei com orgulho de todos os colegas envolvidos neste projeto. Parabéns Feira pelos 40 anos, parabéns também pra nossa turma de Redação”, alegra-se a estudante.
Por Tiéle Abreu