A Receita Federal liberou nesta segunda-feira, 15 de julho, o segundo lote de Restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Até 16 de dezembro todas as restituições serão depositadas, com sete lotes.
O valor do segundo lote já está depositado e fica disponível aos contribuintes por um ano. Caso o valor não seja retirado nesse prazo, o contribuinte deverá requerê-lo através da internet, por meio de formulário eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
O contribuinte que tiver sua declaração liberada no segundo lote, porém o valor não estiver creditado, poderá procurar qualquer agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco, através dos telefones 4004 0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).
Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita ou ligar para o Receita Fone 146. A Receita disponibiliza ainda, aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, os quais facilitam a consulta.
A pessoa que não recebeu a restituição deve procurar o extrato no site da Receita para verificar se caiu na malha fina ou se a declaração está na base de dados para ser liberada nos próximos lotes.