Santa Maria recebe nesta semana, nos dias 19,20 e 21, o 10º Seminário Internacional pela Primeira Infância, cujo tema é “A criança no território: um compromisso de todos”. O encontro, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde e pela Prefeitura Municipal, será realizado no Park Hotel Morotin, localizado na Faixa Nova de Camobi.
A abertura será nesta terça-feira, 19, às 18h. Estarão presentes no seminário o governador Tarso Genro, a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, o Secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, a diretora do departamento de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes, o Prefeito Cezar Schirmer e secretários do município. Após a manifestação das autoridades e momento musical, acontecerá a entrega do Prêmio Salvador Célia.
Está prevista a participação de palestrantes nacionais e internacionais, considerados referências no assunto. Serão discutidos temas como investimento, pesquisas e experiências através de rodas de conversa, painéis, mostra de produção local e espaços interativos. Acontecem, concomitantemente, o 3º Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares e o 2º Fórum Estadual da Saúde da Mulher. A expectativa é de que o encontro reúna 1.200 participantes.
A coordenadora do programa, Liese Serpa, explicou que a escolha pela cidade de Santa Maria se deu pelo momento que a cidade vive. “Gostaríamos de trazer um pouco mais do olhar e da atenção à infância para Santa Maria”, sintetizou. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Programa Infância Melhor. No local, serão aceitas doações de brinquedos e livros infantis.
PIM Santa Maria
O Programa Infância Melhor (PIM) é uma Política Pública no Rio Grande do Sul, implantada em abril de 2003 e que se tornou Lei Estadual em julho de 2006. O PIM é um programa institucional de ação sócio-educativa destinado às famílias com crianças de zero à seis anos, com prioridade até os três anos, e gestantes em situação de vulnerabilidade social.
O programa foi implantado em Santa Maria em 2009 através do convênio entre a prefeitura e o Centro Universitário Franciscano. Para Maria Lúcia, uma das coordenadoras do programa na cidade, o PIM possibilita a construção de uma nova história de vida à crianças e famílias atendidas, promovendo saúde, educação e desenvolvimento integral na primeira infância. “Desta forma, prevenindo e minimizando problemas de desenvolvimento, aprendizagem, evasão escolar, violência, drogadição e outros”, ressalta.
Em Santa Maria o PIM atende cerca de 400 famílias. O programa pode ser encontrado nos bairros Nova Santa Marta e Urlândia e conta com uma equipe formada por 20 visitadores e dois monitores, além da coordenação da Secretaria de Município da Saúde e o apoio das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Gabinete da Primeira Dama.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria