“A literatura é a expressão da sociedade, assim como a palavra é a expressão do homem” (Louis Gabriel Ambroise de Bonald). Expressar pela palavra é o que se tem feito pela Feira do Livro de Santa Maria, seja durante os bate-papos (Livro Livre), contação de histórias, músicas, seja na conversa, cochicho, leitura dos visitantes leitores.
Inspirados nesse momento expressivo literário que a cidade respira, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Alves, junto à professora de Literatura, fizeram uma atividade diferente: participaram do programa “Só pra variar” da Rádio Unifra Web durante a Feira do Livro.
Em grupos, os alunos se revezaram na sala da assessoria de imprensa: leitura de poemas e comentários sobre a produção escrita de adolescentes; opinião sobre a campanha publicitária 2014 da Feira; entrevista com alunos que publicaram na Agenda Miradouros lançada na Feira; opinião sobre a leitura entre adolescentes e escolha profissional e entrevistas com visitantes da feira.
Muito além de exigir uma produção escrita e oral dos alunos, a atividade os fez envolverem-se com o evento, com a timidez em relação ao microfone, com a improvisação, com o relacionar-se com o outro. A tarde foi empolgante e enriquecedora, numa sala de aula espaçosa, com livros por toda parte, com boa conversa e troca de experiência.
A partir das entrevistas entre os próprios alunos durante o programa e seus comentários pós rádio, foi possível comprovar que o livro/a leitura são um bem cultural que alimenta sonhos, desejos, almas e que temos jovens, sim, querendo transformar esse país.
Luana Iensen Gonçalves. Profa. Português e Literatura, Colégio Antônio Alves Ramos.