A manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, foi de comemoração pelo centésimo boletim do ICVSM (Índice de Custo de Vida de Santa Maria), produzido pelo curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Franciscano. A solenidade de celebração reuniu nas dependências da Instituição a equipe técnica do projeto e seus colaboradores, além da presença de seu idealizador, o professor José Maria Dias Pereira, a reitora Irmã Irani Rupollo, a pró-reitora Solange Fagan entre outras autoridades que se fizeram presentes. A imprensa de Santa Maria foi convidada para o encontro, visto ser parceira do projeto pela divulgação dos dados analisados. O ICVSM tem sido fonte para as notícias de economia relativas a Santa Maria.
A cerimônia foi seguida de um café da manhã, momento que possibilitou a troca de informações entre os presentes.
O boletim, confeccionado mensalmente, apresenta as alterações do custo de vida em Santa Maria nos ramos de alimentação, habitação, artigos residência, vestuário, transporte, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. Cerca de 300 alunos já colaboraram com o projeto nos oito anos de existência do boletim ICVSM. Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas saem às empresas a fim de obter os preços atualizados dos produtos oferecidos no município. Esses dados são analisados pela equipe técnica e mais tarde, transformados em percentuais que propõem manter o cidadão santamariense atualizado.
“O projeto colabora para o entendimento da realidade econômica local”, afirmou o coordenador Mateus Frozza. O capitão do projeto também afirmou que o ICVSM possibilita um vislumbre e planejamento do futuro de Santa Maria. A profª. Taize de Andrade Machado Lopes lembra que a ação é pioneira em Santa Maria e valoriza o trabalho do economista, que exerce especificamente a profissão na elaboração no boletim.
No encerramento da solenidade, a Irmã Irani Rupollo, fez menção à importância da atividade. “Não é um projeto, pois ele já se solidificou. Este já é um programa”, disse a irmã. A reitora salientou a interdisciplinaridade da ação e fez um agradecimento especial aos comunicadores do município por incentivarem o interesse pela economia da cidade.