Tecnologia em Design de Moda participa pela primeira vez na Mostra das Profissões. O curso foi implementado no início de 2014 e traz a proposta de formar tecnólogos que consigam atuar na pesquisa, criação, planejamento e confecção de vestuário, com destaque para produções que beneficiem o meio ambiente.
A coordenadora Maria da Graça Portela Lisboa diz estar animada com a 4ª Mostra das Profissões e comenta sobre a procura dos alunos em saber mais sobre o curso. “Muito grande o interesse pelo curso de moda. As pessoas vêm com convicção e gostam muito de saber que em um curso de dois anos e meio está já estão formadas e é um curso superior. Estamos muito entusiasmados no curso e com o curso pela expectativa que ele propõe a curto prazo de já mudar o cenário da confecção de moda em Santa Maria”.
O aluno do segundo semestre Ederlei Chaves conta que já trabalha no ramo da moda há mais de 20 anos e procurou o curso para agregar conhecimento entre a teoria e prática. Chaves ainda comenta sobre as expectativas de ter seu desenho exposto na Mostra. “É muito gratificante estar dentro de uma faculdade que proporciona isso [a Mostra das Profissões] aos alunos”.
A reitora Irani Rupolo também compareceu à Mostra das Profissões e visitou o estande do curso de Tecnologia em Design de Moda. Ela falou sobre a importância da Mostra e declarou que mesmo com a chuva, espera excelente resultado. “Penso que esse momento de Mostra das Profissões é interessante porque os estudantes do ensino médio têm acesso a informações bem diretas com os professores, com os estudantes e isso ajuda a informar para uma decisão mais segura. Esse é o objetivo da Mostra”.
Além do estande com a exibição de parte dos trabalhos, o curso também preparou um desfile com peças criadas e produzidas pelos alunos. Duas das peças foram produzidas com base na criação de trabalhos feitos no 1º semestre letivo e serviram de referência para a coleção primavera/verão 2014/2015 da Limite Urbano. “Foi bem bacana. Foram duas peças que ficaram muito bonitas e foram fruto de uma experiência da faculdade”, comenta o acadêmico do 2º semestre e criador da Limite Urbano, Junior Ruviaro.
A professora do curso Elza Hirata destaca a importância do trabalho feito pelo curso para o mercado da moda em Santa Maria. “Nós temos muitas empresas que trabalham com moda. Creio que esse é o momento que eles também estão procurando profissionais para trabalhar na área porque falta mão de obra. O curso vai ser um canal produtivo no sentido de agilizar mercado, empregos e profissionais que estejam prontos para atender a demanda solicitada nas indústrias”.