Nesta quinta-feira, 27, o 12º Fórum de Comunicação teve como encerramento da segunda noite palestra com o professor Diorge Konrad sobre ‘’A Ditadura do Cinema Brasileiro’’. Além do professor de História da Universidade Federal de Santa Maria, a mesa estava composta pelo professor Alexandre Maccari, dos cursos de História e de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano.
A palestra teve como base o longa-metragem “Batismo de Sangue”, exibido no CineClube, durante o fórum. Konrad trouxe informações da Ditadura e do Golpe Militar a partir de suas pesquisas. Para o historiador, a ditadura não se trata de um horror do passado e sim do terror que não pode acontecer no futuro.
‘’Qual é o limite de cada um de vocês na tortura?’’, indagou o professor enquanto falava sobre as acusações que eram feitas aos frades por supostamente terem entregado o guerrilheiro Carlos Marighella.
Também foram abordadas as Jornadas de Junho. O palestrante afirma que participou da marcha que levou mais de 30 mil pessoas para as ruas de Santa Maria.
O debate foi encerrado com a seguinte frase ‘’Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça’’, referência à ditadura civil-militar.
Após o término da explanação, o professor Maccari coordenou as perguntas dos alunos e dos professores feitas ao convidado.
Por Gabrielle Righi