Alunos do Centro Universitário Franciscano e da UFSM reuniram-se no pátio do Campus II, no dia 29 para debater a participação dos alunos nas reivindicações nas suas respectivas universidades.
O movimento estudantil de Santa Maria procura construir espaços de debates nas universidades e espaços públicos da cidade. A ideia é viabilizar rodas de conversas entre os cursos, aproximando as áreas de conhecimento e trazendo pautas que abranjam unitariamente os alunos. Dentre as propostas, as mais destacadas foram o incentivo a projetos de pesquisa e extensão, e a otimização dos espaços de estudo.
O estudante de direito do Centro Universitário Franciscano Bruno Cassol, afirma que a proposta de debate é justamente para validar o conceito de universidade entre os cursos, ou seja, a interação entre diferentes áreas do conhecimento formando um corpo docente atuante. “É de fundamental importância a integração dos estudantes como classe para mostrar a representatividade que temos enquanto universitários, tanto de federais quantos particulares”, afirma Bruno Cassol.
A roda de conversa teve início às 17h: 30 e teve duração de duas horas. Os participantes também debateram a organização de novas rodas debates e
formas de integrar mais alunos aos debate.