Foi entregue nesta quarta – feira, dia 4 de setembro, um dossiê com fotos e documentos para o tombamento do Theatro Treze De Maio. Com 124 anos de existência e fazendo parte da história de Santa Maria, localizado na Praça Saldanha Marinho, o Theatro está em processo de preservação permanente. O tombamento é importante por muitos aspectos, sendo um deles o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e dentre os argumentos apresentados está o valor tradicional mostrando o interesse da memória de muitas pessoas que cresceram frequentando – o e de seus familiares que o virão surgir.
O dossiê foi entregue ao prefeito César Schirmer, contendo justificativas amparadas pelo Plano Diretor de Mobilidade Urbana e pela Lei de Uso e Ocupação do Solo do município e necessita de aprovação pela Câmara de Vereadores de Santa Maria. Ao longo da conversa, o prefeito comentou sobre a riqueza arquitetônica do lugar e o seu valor histórico para a cidade.
Porém, o processo do tombamento está ainda em fase de andamento, pois precisa da aprovação pela Câmara de Vereadores de Santa Maria. O ato contou com a presença da diretora do Theatro Treze de Maio, Ruth Peréyron, do presidente IPLAN, Francisco Severo, da secretária de Cultura do município, Marília Chartune, da vereadora Sandra Rebelatto, da vice-presidente do COMPHIC, Pricila Quesada e da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de Santa Maria, Sheila Comiran.
Fonte:André Campos com Natália Apoitia (Acadêmica de Jornalismo)