“Imperatriz no Fim do Mundo” é a Recomendação Cultural desta semana, feita pela professora Nilsa Reichert Barin, do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano.
“Uma excelente recomendação de leitura é o livro, do escritor Ivanir Calado, “Imperatriz no Fim do Mundo”. É mais ou menos a história da primeira esposa de Dom Pedro II quando ela falece. Ela migra por todas as bibliotecas do país para saber se a história político-social do Brasil faz jus a sua memória. O texto é lindo, belíssimo. É uma compreensão de leitura perfeita para a partir do Ensino Médio”, recomenda a professora.
Sinopse:
Amélia tinha apenas 17 anos quando deixou a Alemanha rumo ao Brasil para se tornar a segunda esposa de D. Pedro I. O que a levou a se aventurar em um país longínquo e temível, casando-se com um homem que tinha fama de louco e devasso? Neste romance surpreendente Ivanir Calado faz reviver esta personagem forte e apaixonante que, embora relegada a um segundo plano pela história oficial, teve uma vida que em nada fica devendo às figuras épicas de todos os tempos.
Com uma perspectiva totalmente original, através dos olhos da própria Amélia, estas “memórias póstumas” resgatam a existência glamurosa e dramática da mulher que virou pelo avesso o coração do imperador e os costumes da corte, influenciando até mesmo na queda de ministérios. Neste original romance histórico, moldado pelas lembranças ambíguas da imperatriz, Ivanir Calado traz nova luz às intrigas das cortes brasileira e portuguesa e sacia a curiosidade sobre a vida de D. Pedro depois da abdicação. tudo isso com os ingredientes de um grande romance: amor, paixão, aventura, decepção e morte. Relato eloquente de uma época, o livro fascina e cativa até a última página – e continua rondando nosso pensamento mesmo depois.
Apesar de não ser mais editado, é possível encontrá-lo no sebo online Estante Virtual.