A Agência Central Sul de Notícias publica a série Racismo e Negritude. São seis reportagens que investigam diferentes contextos em torno da problemática. Elas abordam a trajetória da ciência como legitimadora do racismo, a quase invisibilidade do negro nas páginas do jornalismo impresso, as marcas do racismo na infância, a polêmica discussão em torno das cotas raciais; a dificuldade do negro no mercado de trabalho e, por fim, a publicidade como instrumento de combate à discriminação racial.
As reportagens foram produzidas na disciplina de Jornalismo Especializado II e estão sendo publicadas na plataforma Medium pela equipe da disciplina de Jornalismo Digital I. Caracterizam um trabalho interdisciplinar, orientado pela professora Rosana Zucolo e pelo professor Maurício Dias, respectivamente.
Três delas já podem ser acessadas e lidas na plataforma: A ciência como legitimadora do racismo: um passo atrás no conhecimento produzida por Luciano Vieira; Jornalismo impresso: mais cor nas páginas, menos cor nas pautas : pesquisa realizada em Santa Maria revela invisibilidade do negro no jornalismo impresso local realizada pelas acadêmicas Bruna Guehn, Fernanda Gonçalves e Victória Papalia; e Da ofensa ao silêncio: os efeitos da discriminação racial na infância e na adolescência, produzida por Gabrielli Righi, Natália Rosso e Viviane Campos.